Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32752
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1804-8438
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mercado educacional: a educação financeira como vantagem competitiva
Título(s) alternativo(s): Educational market: financial literacy as a competitive advantage
Autor(es): Souza, Naiara Fernandes Abreu de
Primeiro orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Lucena, Wenner Glaucio Lopes
Segundo membro da banca: Paula, Veronica Angelica Freitas de
Resumo: O setor de ensino privado no Brasil representa uma tendência em constante crescimento o que leva ao aumento da concorrência e da necessidade de se fugir da guerra de preços por meio de novos nichos de atuação e soluções inovadoras como vantagem competitiva. Além disso, os pais se mostram cada vez mais interessados em escolas que são capazes de oferecer um aprendizado personalizado, experimental e focado em competências, indicando novas chances a serem exploradas. É neste contexto e também considerando a nova BNCC, que o estudo em questão pretendeu entender as oportunidades de uso da Educação Financeira pelas escolas privadas do Ensino Fundamental e Médio de Uberlândia como potencial vantagem competitiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, multicaso, por meio de entrevistas semiestruturadas com dez gestores que representaram oito das principais instituições uberlandenses. Atingiu-se o nível de saturação com a mostra estudada e a interpretação dos dados foi feita com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que a Educação Financeira pode ser explorada como diferencial competitivo no setor de ensino privado uma vez que compõe a demanda dos pais pela Educação do século XXI e contribui ao Marketing Educacional das organizações escolares. Constituíram também entregas do estudo o mapeamento de desafios e oportunidades na implementação da BNCC e o levantamento de oportunidades de novos negócios no que tange a oferta de serviços ligados a Educação Financeira.
Abstract: The Educational Marketing in Brazil represents a growing trend, which leads to increase competition and price war making essential the creation of new niches of activity and innovative solutions as competitive advantage. Furthermore, parents are progressively interested in schools that are able to offer personalized, experiential and competence-focused learning, indicating new opportunities to be explored. Considering that and also the new Common National Curriculum Base (BNCC), that this study intended to understand the opportunities behind the offer of Financial Education by private schools in Uberlândia as a potential competitive advantage. For this, a qualitative, multi-case research was carried out through semi-structured interviews with ten managers who represented eight of the main schools in Uberlandia. The saturation level was reached with the sample studied and data interpretation was made based on the content analysis technique. The results obtained indicate that Financial Education can be useful as a competitive differential in the private education sector since it makes up the parents' demand for Education in the 21st century and contributes to Educational Marketing of schools organizations. One mapping of challenges and opportunities regarding the implementation of the BNCC as well as some prospects of services related to Financial Education were also part of this study's deliverables.
Palavras-chave: Vantagem competitiva
Competitive advantage
Mercado educacional
Educational Market
Marketing educacional
Educational Marketing
Capacidades Dinâmicas
Dynamic capabilities
Educação financeira
Financial literacy
Nova BNCC
New BNCC
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Referência: DE SOUZA, Naiara Fernandes Abreu. Mercado educacional: a educação financeira como vantagem competitiva. 2021. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.521.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.521
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32752
Data de defesa: 30-Jul-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MercadoEducacionalEducacao.pdfDissertação891.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons