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dc.creatorSouza, Naiara Fernandes Abreu de-
dc.date.accessioned2021-09-17T17:52:30Z-
dc.date.available2021-09-17T17:52:30Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationDE SOUZA, Naiara Fernandes Abreu. Mercado educacional: a educação financeira como vantagem competitiva. 2021. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.521.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32752-
dc.description.abstractThe Educational Marketing in Brazil represents a growing trend, which leads to increase competition and price war making essential the creation of new niches of activity and innovative solutions as competitive advantage. Furthermore, parents are progressively interested in schools that are able to offer personalized, experiential and competence-focused learning, indicating new opportunities to be explored. Considering that and also the new Common National Curriculum Base (BNCC), that this study intended to understand the opportunities behind the offer of Financial Education by private schools in Uberlândia as a potential competitive advantage. For this, a qualitative, multi-case research was carried out through semi-structured interviews with ten managers who represented eight of the main schools in Uberlandia. The saturation level was reached with the sample studied and data interpretation was made based on the content analysis technique. The results obtained indicate that Financial Education can be useful as a competitive differential in the private education sector since it makes up the parents' demand for Education in the 21st century and contributes to Educational Marketing of schools organizations. One mapping of challenges and opportunities regarding the implementation of the BNCC as well as some prospects of services related to Financial Education were also part of this study's deliverables.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectCompetitive advantagept_BR
dc.subjectMercado educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Marketpt_BR
dc.subjectMarketing educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Marketingpt_BR
dc.subjectCapacidades Dinâmicaspt_BR
dc.subjectDynamic capabilitiespt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectNova BNCCpt_BR
dc.subjectNew BNCCpt_BR
dc.titleMercado educacional: a educação financeira como vantagem competitivapt_BR
dc.title.alternativeEducational market: financial literacy as a competitive advantagept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1181111177305483pt_BR
dc.contributor.referee1Lucena, Wenner Glaucio Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8131572207239842pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Veronica Angelica Freitas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227690205246779pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO setor de ensino privado no Brasil representa uma tendência em constante crescimento o que leva ao aumento da concorrência e da necessidade de se fugir da guerra de preços por meio de novos nichos de atuação e soluções inovadoras como vantagem competitiva. Além disso, os pais se mostram cada vez mais interessados em escolas que são capazes de oferecer um aprendizado personalizado, experimental e focado em competências, indicando novas chances a serem exploradas. É neste contexto e também considerando a nova BNCC, que o estudo em questão pretendeu entender as oportunidades de uso da Educação Financeira pelas escolas privadas do Ensino Fundamental e Médio de Uberlândia como potencial vantagem competitiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, multicaso, por meio de entrevistas semiestruturadas com dez gestores que representaram oito das principais instituições uberlandenses. Atingiu-se o nível de saturação com a mostra estudada e a interpretação dos dados foi feita com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que a Educação Financeira pode ser explorada como diferencial competitivo no setor de ensino privado uma vez que compõe a demanda dos pais pela Educação do século XXI e contribui ao Marketing Educacional das organizações escolares. Constituíram também entregas do estudo o mapeamento de desafios e oportunidades na implementação da BNCC e o levantamento de oportunidades de novos negócios no que tange a oferta de serviços ligados a Educação Financeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.521pt_BR
dc.orcid.putcode100142914-
dc.crossref.doibatchid9fdbb1ab-cab6-4c97-9cb7-9e56683cece1-
dc.subject.autorizadoAdministraçãopt_BR
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