Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32736
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8425-8583
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2023-06-21
Título: Orientação empreendedora e regionalidade: Um estudo em cervejarias artesanais do estado de minas gerais
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurial Orientation and Regionality: A Study on Craft Breweries of Minas Gerais State
Autor(es): Coimbra, Ian Porto
Primeiro orientador: Borges, Alex Fernando
Primeiro membro da banca: Mesquita, Daniel Leite
Segundo membro da banca: Paula, Verônica Angélica de
Resumo: O mercado de cervejas artesanais é dinâmico, empreendedor e apresenta constantes inovações de produto e de processo. O Brasil, país com o terceiro maior consumo de cerveja no mundo, tem apresentado um grande crescimento do setor artesanal nos últimos anos, sendo Minas Gerais uma das regiões de destaque em âmbito nacional. Nesse sentido, os mercados emergentes geram importantes discussões na academia no que se refere ao estudo do fenômeno do empreendedorismo. Trata-se de um campo de estudo relativamente recente na administração, composto por diferentes vertentes e abordagens conceituais. Neste trabalho, optou-se por abordar o fenômeno do empreendedorismo sob a ótica da orientação empreendedora, que parte de um pressuposto de que existe uma relação positiva entre o nível de orientação empreendedora da organização e o desempenho empresarial. Dessa forma, esta dissertação visou responder a seguinte pergunta: Como se configura a orientação empreendedora de cervejarias artesanais situadas no estado de Minas Gerais? O objetivo foi, portanto, compreender a orientação empreendedora (OE) de quatro cervejarias artesanais situadas em diferentes regiões do estado de Minas Gerais, sendo duas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e duas situadas na cidade de Uberlândia. Para a concretização do objetivo, foram escritos dois artigos, ambos utilizando a OE como marco teórico, em que cada estudo teve foco em uma das regiões mencionadas. Além dos dois artigos, foi realizada uma análise comparativa da configuração da OE entre as duas localidades estudadas. A comparação permitiu identificar semelhanças e diferenças a orientação empreendedora entre as duas regiões, bem como levantar discussões sobre a regionalidade dentro da temática do empreendedorismo.
Abstract: The Craft beer market is dynamic, with frequent product and production process innovations. Brazil, which is the third largest beer consumer in the world, has had a large growth in the craft sector in recent years, with Minas Gerais State being one of the nationwide highlights. Emergent markets generate important discussions in the academy regarding the study of the entrepreneurship phenomenon. This is a field of study relatively recent in Administration. There is, therefore, different approaches and aspects about this subject. In this work the entrepreneurship phenomenon was approached from the entrepreneurial orientation concept, because, as highlighted during the text, there is a positive relation between the level of entrepreneurial orientation and firm performance. Therefore, it was aimed at answering the following question: How is the entrepreneurial orientation of craft breweries situated in Minas Gerais State configured? The research objective was, therefore, to understand the entrepreneurial orientation of four craft breweries located in different regions of Minas Gerais State, being two of them in Belo Horizonte Metro area, and the other two in the city of Uberlandia. In order to materialize the objective of this work, and in accordance to the dissertation model proposed by PPGA/FAGEN, two articled were written, both utilizing the entrepreneurial orientation concept, each in one of the regions mentioned above. Besides the two articled and the conclusion, a comparative analysis of the entrepreneurial orientation was carried out between the two studied locations. This comparison enabled identifying the similarities and differences of EO between the two regions, as well as raise discussions regarding regionality in the entrepreneurship framework.
Palavras-chave: proatividade
proactivity
cervejarias artesanais
craft breweries
regionalidade
regionality
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Orientação empreendedora
Entrepreneurial Orientation
inovação
Innovation
risco
risk taking
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: COIMBRA, Ian. Orientação empreendedora e regionalidade: um estudo em cervejarias artesanais do estado de minas gerais. Orientador: Prof. Doutor Alex Fernando Borges. 2021. 98 f. DIssertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.285.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.285
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32736
Data de defesa: 21-Jun-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Orientacaoempreendedoraregionalidade.pdfDissertação1.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons