Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCoimbra, Ian Porto-
dc.date.accessioned2021-09-15T14:46:55Z-
dc.date.available2021-09-15T14:46:55Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.citationCOIMBRA, Ian. Orientação empreendedora e regionalidade: um estudo em cervejarias artesanais do estado de minas gerais. Orientador: Prof. Doutor Alex Fernando Borges. 2021. 98 f. DIssertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.285.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32736-
dc.description.abstractThe Craft beer market is dynamic, with frequent product and production process innovations. Brazil, which is the third largest beer consumer in the world, has had a large growth in the craft sector in recent years, with Minas Gerais State being one of the nationwide highlights. Emergent markets generate important discussions in the academy regarding the study of the entrepreneurship phenomenon. This is a field of study relatively recent in Administration. There is, therefore, different approaches and aspects about this subject. In this work the entrepreneurship phenomenon was approached from the entrepreneurial orientation concept, because, as highlighted during the text, there is a positive relation between the level of entrepreneurial orientation and firm performance. Therefore, it was aimed at answering the following question: How is the entrepreneurial orientation of craft breweries situated in Minas Gerais State configured? The research objective was, therefore, to understand the entrepreneurial orientation of four craft breweries located in different regions of Minas Gerais State, being two of them in Belo Horizonte Metro area, and the other two in the city of Uberlandia. In order to materialize the objective of this work, and in accordance to the dissertation model proposed by PPGA/FAGEN, two articled were written, both utilizing the entrepreneurial orientation concept, each in one of the regions mentioned above. Besides the two articled and the conclusion, a comparative analysis of the entrepreneurial orientation was carried out between the two studied locations. This comparison enabled identifying the similarities and differences of EO between the two regions, as well as raise discussions regarding regionality in the entrepreneurship framework.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectproatividadept_BR
dc.subjectproactivitypt_BR
dc.subjectcervejarias artesanaispt_BR
dc.subjectcraft breweriespt_BR
dc.subjectregionalidadept_BR
dc.subjectregionalitypt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectOrientação empreendedorapt_BR
dc.subjectEntrepreneurial Orientationpt_BR
dc.subjectinovaçãopt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectriscopt_BR
dc.subjectrisk takingpt_BR
dc.titleOrientação empreendedora e regionalidade: Um estudo em cervejarias artesanais do estado de minas geraispt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurial Orientation and Regionality: A Study on Craft Breweries of Minas Gerais Statept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Alex Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169726160487491pt_BR
dc.contributor.referee1Mesquita, Daniel Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314458300437349">pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Verônica Angélica de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2609593340836747pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO mercado de cervejas artesanais é dinâmico, empreendedor e apresenta constantes inovações de produto e de processo. O Brasil, país com o terceiro maior consumo de cerveja no mundo, tem apresentado um grande crescimento do setor artesanal nos últimos anos, sendo Minas Gerais uma das regiões de destaque em âmbito nacional. Nesse sentido, os mercados emergentes geram importantes discussões na academia no que se refere ao estudo do fenômeno do empreendedorismo. Trata-se de um campo de estudo relativamente recente na administração, composto por diferentes vertentes e abordagens conceituais. Neste trabalho, optou-se por abordar o fenômeno do empreendedorismo sob a ótica da orientação empreendedora, que parte de um pressuposto de que existe uma relação positiva entre o nível de orientação empreendedora da organização e o desempenho empresarial. Dessa forma, esta dissertação visou responder a seguinte pergunta: Como se configura a orientação empreendedora de cervejarias artesanais situadas no estado de Minas Gerais? O objetivo foi, portanto, compreender a orientação empreendedora (OE) de quatro cervejarias artesanais situadas em diferentes regiões do estado de Minas Gerais, sendo duas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e duas situadas na cidade de Uberlândia. Para a concretização do objetivo, foram escritos dois artigos, ambos utilizando a OE como marco teórico, em que cada estudo teve foco em uma das regiões mencionadas. Além dos dois artigos, foi realizada uma análise comparativa da configuração da OE entre as duas localidades estudadas. A comparação permitiu identificar semelhanças e diferenças a orientação empreendedora entre as duas regiões, bem como levantar discussões sobre a regionalidade dentro da temática do empreendedorismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.285pt_BR
dc.orcid.putcode100033011-
dc.crossref.doibatchid9fdbb1ab-cab6-4c97-9cb7-9e56683cece1-
dc.description.embargo2023-06-21-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Orientacaoempreendedoraregionalidade.pdfDissertação1.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons