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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8548-200X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Avaliação de entalhe helicoidal de corpo de prova SNTT
Alternate title (s): Evaluation os SNTT specimen's helicoidal notch
Author: Cibien, Rômulo Brioschi
First Advisor: Arantes, Luciano José
First member of the Committee: Assis, Elaine Gomes
Second member of the Committee: Rodirgues, Guilherme Bernardes
Summary: É de extrema importância para o projetista de estruturas conhecer as propriedades mecânicas do material escolhido e, para isto, testes são feitos para determinar as propriedades específicas de cada material. Atualmente vários novos materiais são desenvolvidos pelo mundo com diversas finalidades, desde cerâmicos semicondutores a polímeros para impressão 3D. Estes novos materiais precisam ter suas propriedades testadas e validadas de forma precisa por testes replicáveis em condições diferentes. O Teste de Torção em Entalhe Helicoidal (SNTT - Spiral Notch Torsion Test) foi desenvolvido para resolver as limitações dos testes padronizados pela norma ASTM E399, que muitas vezes são limitados pelo efeito de forma. Além de superar as limitações técnicas destes ensaios, esse novo método também inova no formato do corpo de prova, podendo miniaturizar as espécimes e testá-las em diferentes condições de atmosfera ou medir a tenacidade à fratura de materiais que não podem ser obtidos por outros métodos, por exemplo. Esta miniaturização faz com que o custo do teste seja menor em comparação aos demais. O objetivo deste trabalho é levantar todos os custos para se produzir em baixa escala os corpos de prova utilizados nos ensaios SNTT. Estes custos foram baseados nos processos feitos no Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estima-se que o custo de produção desse corpo a partir de uma barra de aço AISI 4340, somando-se toda mão-de-obra direta e indireta, custo de ferramentas e maquinário, é de aproximadamente .
Abstract: It is extremely important for the structural designer to know the mechanical properties of the chosen material and, for this, tests are carried out to determine the specific properties of each material. Currently, several new materials are developed around the world for various purposes, from semiconductor ceramics to 3D printing polymers. These new materials need to have their properties tested and validated accurately by testing replicable under different conditions. The Spiral Notch Torsion Test (SNTT) was developed to address the limitations of ASTM E399 standardized tests, which are often limited by the shape effect. In addition to overcoming the technical limitations of these tests, this new method also innovates in the format of the specimen, being able to miniaturize the specimens and test them in different atmospheric conditions or calculate the fracture toughness of materials that can’t be determined by another type of test, for example. This kind of miniaturization makes the test cost less compared to others. The objective of this project is to raise the costs to produce in low-volume the specimens used in the SNTT tests. These costs were based on processes carried out in the LTAD Laboratory of the Federal University of Uberlândia (UFU). It is estimated that the production of this body from an AISI 4340 steel bar, undergoing heat treatment to normalize the material properties and machining, costs approximately 𝑈𝑆$ 43. 00
Keywords: Corpo de prova
Specimen
Método SNTT
SNTT method
Levantamento de custos
Sourcing
Baixa escala
Low-volume
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO::PROCESSOS DE FABRICACAO, SELECAO ECONOMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CIBIEN, Rômulo Brioschi. Avaliação de entalhe helicoidal de corpo de prova SNTT. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32718
Date of defense: 29-Jul-2021
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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