Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32649
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2466-1674 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Nível de educação financeira dos alunos ingressantes no curso de Ciências Contábeis |
Autor(es): | Oliveira, Felipe Caixeta de |
Primeiro orientador: | Botinha, Reiner Alves |
Resumo: | Este estudo apresenta a relevância da educação financeira como um fator de socialização econômica que deve ser implantada desde a infância, com vistas a alicerçar conhecimentos que afetarão a própria qualidade de vida das pessoas. A pesquisa foi elaborada com base amostral dos alunos que estão nos primeiros períodos do Curso de Ciências Contábeis, de uma instituição pública do Estado de Minas Gerais, durante o segundo semestre de 2019 e primeiro semestre do ano 2020, totalizando 58 estudantes com o objetivo de compreender o grau de educação financeira dos estudantes, a importância do conhecimento a respeito da educação financeira, como também, o quanto este conhecimento é levado para o dia a dia, dando sustentabilidade a uma vida financeira mais saudável. O resultado encontrado foi uma maior percepção, demonstrando que o saber envolvendo habilidades e técnica ainda é uma lacuna nas matrizes curriculares. Desta forma, a pesquisa se justifica pelo intuito de tentar identificar e evidenciar as lacunas a respeito da educação financeira dos estudantes ingressantes do curso de Ciências Contábeis. |
Abstract: | This study presentes the relevance of financial education as an economic socialization factor that must be implemented since childhood in order to support knowledge that will affect people’s own quality of life. Research was also carried out, applied to the population formed by students from the first periods of the Accounting Sciences Course, from a public institution in the State of Minas Gerais, during the two semesters of the year 2020, totaling 58 students whit the objective of understanding the level of education of students, the importance of knowledge about financial education, as well as the extent to which this knowledge is taken into everyday life, giving sustainability to a healthier financial life. The result found was a greater perception, demonstrating that the knowledge involving skills and technique is still a gap in the curricular matrices. In this of trying to identify and highlight the gaps regarding the financial education of students entering the Accounting Sciences Course. |
Palavras-chave: | Educação financeira Qualidade de vida Ciências contábeis Saúde financeira Financial education Accounting Financial health quality of life |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | OLIVEIRA, Felipe Caixeta de. O nível de educação financeira dos alunos ingressantes no curso de Ciências Contábeis. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32649 |
Data de defesa: | 28-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NívelEducaçãoFinceira.pdf | TCC | 479.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons