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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1449-8482
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: A temática indígena no livro didático Educação de jovens e adultos-Ituiutaba/MG
Título (s) alternativo (s): The indigenous thematic in the textbook, Youth and adult education-Ituiutaba/MG
Autor: Quirino, José Carlos
Primer orientador: Ramos, Geovanna de Lourdes Alves
Primer miembro de la banca: Araújo, Carlos Eduardo Moreira
Segundo miembro de la banca: Monteiro, Hélio Simplício Rodrigues
Resumen: A pesquisa investigou como a temática indígena é referenciada nos livros didáticos, em específico, nos materiais utilizados pelos professores na disciplina de História da Educação de Jovens e Adultos EJA PNLD 2014/2016. Esse tema nos instigou ao cursar as disciplinas de Estágio em instituições escolares na cidade de Ituiutaba/MG. Nessa direção elegemos uma análise da legislação brasileira, especificamente a Lei Federal nº 11.645 sancionada em 10 de março de 2008, como também historicizamos a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Entretanto, frente à dificuldade de encontrarmos obras específicas e direcionadas para a modalidade da EJA utilizamos os livros que são trabalhados pelos professores no ensino médio da educação básica; na perspectiva de analisar os conteúdos apresentados e as propostas de atividades para os alunos. Para tanto, analisamos textos, imagens iconográficas, e sequências didáticas relacionadas à cultura indígena para refletirmos como o tema é ministrado em instituições escolares. Os resultados da pesquisa demonstraram que mesmo com a obrigatoriedade da respectiva legislação, sobre a inclusão da cultura e imagem do indígena brasileiro, o que predomina é o discurso da ideologia dos setores dominantes e o eurocentrismo.
Abstract: The research investigated how the indigenous theme is referenced in textbooks, specifically, in the materials used by teachers in the subject of History of Education for Youth and Adults EJA PNLD 2014/2016. This theme instigated us when taking the internship subjects at school institutions in the city of Ituiutaba /MG. In this direction, we elected an analysis of Brazilian legislation, specifically Federal Law nº. 11.645 enacted on March 10, 2008, as well as historicizing Youth and Adult Education in Brazil. However, in view of the difficulty of finding specific works directed to the EJA modality, we use the books that are worked on by teachers in high school in basic education; in the perspective of analyzing the content presented and the proposed activities for students. For that, we analyzed texts, iconographic images, and didactic sequences related to indigenous culture to reflect how the theme is taught in school institutions. The results of the research showed that even with the mandatory legislation, on the inclusion of the culture and image of the Brazilian indigenous, what predominates is the discourse of the ideology of the dominant sectors and eurocentrism.
Notas: 80,0
Palabras clave: Indígenas
Indigenous
Livro didático
Textbook
Educação de jovens e adultos (EJA)
Youth and adult education (EJA)
Ensino de História
History teaching
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: QUIRINO, José Carlos. A temática indígena no livro didático Educação de jovens e adultos-Ituiutaba/MG. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32596
Fecha de defensa: 18-jun-2021
Aparece en las colecciones:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

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