Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorQuirino, José Carlos-
dc.date.accessioned2021-08-11T14:06:22Z-
dc.date.available2021-08-11T14:06:22Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.citationQUIRINO, José Carlos. A temática indígena no livro didático Educação de jovens e adultos-Ituiutaba/MG. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32596-
dc.description80,0pt_BR
dc.description.abstractThe research investigated how the indigenous theme is referenced in textbooks, specifically, in the materials used by teachers in the subject of History of Education for Youth and Adults EJA PNLD 2014/2016. This theme instigated us when taking the internship subjects at school institutions in the city of Ituiutaba /MG. In this direction, we elected an analysis of Brazilian legislation, specifically Federal Law nº. 11.645 enacted on March 10, 2008, as well as historicizing Youth and Adult Education in Brazil. However, in view of the difficulty of finding specific works directed to the EJA modality, we use the books that are worked on by teachers in high school in basic education; in the perspective of analyzing the content presented and the proposed activities for students. For that, we analyzed texts, iconographic images, and didactic sequences related to indigenous culture to reflect how the theme is taught in school institutions. The results of the research showed that even with the mandatory legislation, on the inclusion of the culture and image of the Brazilian indigenous, what predominates is the discourse of the ideology of the dominant sectors and eurocentrism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectIndigenouspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectYouth and adult education (EJA)pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.titleA temática indígena no livro didático Educação de jovens e adultos-Ituiutaba/MGpt_BR
dc.title.alternativeThe indigenous thematic in the textbook, Youth and adult education-Ituiutaba/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Geovanna de Lourdes Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1375314669209734pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Carlos Eduardo Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4552711157837406pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Hélio Simplício Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4680102795689601pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investigou como a temática indígena é referenciada nos livros didáticos, em específico, nos materiais utilizados pelos professores na disciplina de História da Educação de Jovens e Adultos EJA PNLD 2014/2016. Esse tema nos instigou ao cursar as disciplinas de Estágio em instituições escolares na cidade de Ituiutaba/MG. Nessa direção elegemos uma análise da legislação brasileira, especificamente a Lei Federal nº 11.645 sancionada em 10 de março de 2008, como também historicizamos a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Entretanto, frente à dificuldade de encontrarmos obras específicas e direcionadas para a modalidade da EJA utilizamos os livros que são trabalhados pelos professores no ensino médio da educação básica; na perspectiva de analisar os conteúdos apresentados e as propostas de atividades para os alunos. Para tanto, analisamos textos, imagens iconográficas, e sequências didáticas relacionadas à cultura indígena para refletirmos como o tema é ministrado em instituições escolares. Os resultados da pesquisa demonstraram que mesmo com a obrigatoriedade da respectiva legislação, sobre a inclusão da cultura e imagem do indígena brasileiro, o que predomina é o discurso da ideologia dos setores dominantes e o eurocentrismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode98382056-
Appears in Collections:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TemáticaIndígenaLivro.pdfTCC2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons