Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32583
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2080-9048
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Corpovoz-brincante: uma experiência cênica com o Caboclo de Pena do Bumba meu Boi do Maranhão
Título (s) alternativo (s): Cuerpovoz-juguetón: una experiencia escénica con el Caboclo de Pena del Bumba meu Boi de Maranhão
Autor: Costa, Brenda Oliveira da
Primer orientador: Carvalho, Dirce Helena Benevides de
Primer miembro de la banca: Ramos, Jarbas Siqueira
Segundo miembro de la banca: Pacheco, Sulian Vieira
Resumen: Desenvolver uma pesquisa com o Bumba meu Boi do Maranhão, estudando especificamente as movimentações de uma figura cênica em especial, o Caboclo de Pena, para a elaboração da estruturação do corpovoz-brincante, termo cunhado nesta pesquisa, é um desafio singular que possibilita dar contribuições para atuantes das artes cênicas quanto as suas possibilidades de criações e práticas. No decorrer desta pesquisa analisamos brevemente o conceito de cultura e a história de lutas e resistências do Bumba-meu-Boi do Maranhão. Desenvolvemos um trabalho pautado na etnografia e autoetnografia por trazer no corpo da investigação relatos e histórias vivenciadas pela autora. A experiência é o que nos move enquanto seres humanos e artistas, por isso relatar as motivações e o despertar pela busca da unidade corpóreo-vocal é de suma importância para o desenvolvimento deste trabalho. Após o contato e explanação sobre o corpovoz-brincante e sua base de sustentação que é estabelecida no brincante, na brincadeira, e no brincar, apresentamos as práticas realizadas e os resultados desta pesquisa que se desenvolve a partir da prática e na prática do corpovoz-brincante. Além disso, os resultados apresentados em áudios e vídeos nesta dissertação demonstram as práticas estruturadas nesta pesquisa, de modo que com sua extensão possam contribuir ainda mais para a comunidade, de modo que sejam possíveis desdobramentos de pesquisas futuras, em continuidade, do trabalho para uma estruturação ainda mais didática e artística.
Abstract: Desarollar una investigación con el Bumba meu Boi de Maranhão, estudiando específicamente las movimentaciones de una figura escénica en especial, el Caboclo de Pena, para la elaboración de la estructuración del cuerpovoz-juguetón (corpovoz-brincante), término acuñado en esta investigación, es un desafío singular que posibilita dar instrucciones para actuantes de las artes escénicas cuanto a sus posibilidades de creaciones y prácticas. En la ruta de esta investigación hicimos análisis puntuales sobre el concepto de cultura y la historia de luchas y resistencias del Bumba meu Boi de Maranhão. Desarollamos una obra basada en la etnografía y autoetnografía por traer en el cuerpo del texto de esta disertación relatos y histórias vividas por la autora. La experiencia es lo que nos mueve, mientras seres humanos y artistas, por eso traer relatos de motivaciones y el despertar por la búsqueda de la unidade corpóreo-vocal es de gran valor para el desarollo de este trabajo. Después del contacto y explicación sobre el cuerpovoz-juguetón y su base de apoyo que es establecida en el juguetón, en la broma y en el jugar que presentamos las practicas hechas y los resultados de esta investigación que se desarrolla apartir de la practica y en la practica del cuerpovoz-juguetón. Además, los resultados presentados en audios y videos en esta disertación demostran las practicas estructuradas en este trabajo, de modo que con su extención pueda contribuir aún más para la comunidad en general y los artistas de la escena de modo que sea posible desarrollos para investigaciones futuras, en continuación, del trabajo para una estructuración aún más didactica y artistica.
Palabras clave: Bumba meu Boi
Maranhão
Caboclo de Pena
Corpovoz-brincante
Cuerpovoz-juguetón
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Tema: Bumba-meu-boi
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Cita: COSTA, Brenda Oliveira da. Corpovoz-brincante: uma experiência cênica com o Caboclo de Pena do Bumba meu Boi do Maranhão. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.367.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.367
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32583
Fecha de defensa: 25-jun-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CorpovozBrincanteExperiencia.pdfDissertação7.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons