Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Brenda Oliveira da-
dc.date.accessioned2021-08-09T12:06:03Z-
dc.date.available2021-08-09T12:06:03Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Brenda Oliveira da. Corpovoz-brincante: uma experiência cênica com o Caboclo de Pena do Bumba meu Boi do Maranhão. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.367.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32583-
dc.description.abstractDesarollar una investigación con el Bumba meu Boi de Maranhão, estudiando específicamente las movimentaciones de una figura escénica en especial, el Caboclo de Pena, para la elaboración de la estructuración del cuerpovoz-juguetón (corpovoz-brincante), término acuñado en esta investigación, es un desafío singular que posibilita dar instrucciones para actuantes de las artes escénicas cuanto a sus posibilidades de creaciones y prácticas. En la ruta de esta investigación hicimos análisis puntuales sobre el concepto de cultura y la historia de luchas y resistencias del Bumba meu Boi de Maranhão. Desarollamos una obra basada en la etnografía y autoetnografía por traer en el cuerpo del texto de esta disertación relatos y histórias vividas por la autora. La experiencia es lo que nos mueve, mientras seres humanos y artistas, por eso traer relatos de motivaciones y el despertar por la búsqueda de la unidade corpóreo-vocal es de gran valor para el desarollo de este trabajo. Después del contacto y explicación sobre el cuerpovoz-juguetón y su base de apoyo que es establecida en el juguetón, en la broma y en el jugar que presentamos las practicas hechas y los resultados de esta investigación que se desarrolla apartir de la practica y en la practica del cuerpovoz-juguetón. Además, los resultados presentados en audios y videos en esta disertación demostran las practicas estructuradas en este trabajo, de modo que con su extención pueda contribuir aún más para la comunidad en general y los artistas de la escena de modo que sea posible desarrollos para investigaciones futuras, en continuación, del trabajo para una estructuración aún más didactica y artistica.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMA - Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectBumba meu Boipt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectCaboclo de Penapt_BR
dc.subjectCorpovoz-brincantept_BR
dc.subjectCuerpovoz-juguetónpt_BR
dc.titleCorpovoz-brincante: uma experiência cênica com o Caboclo de Pena do Bumba meu Boi do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeCuerpovoz-juguetón: una experiencia escénica con el Caboclo de Pena del Bumba meu Boi de Maranhãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Dirce Helena Benevides de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912456509075556pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Jarbas Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756559E4pt_BR
dc.contributor.referee2Pacheco, Sulian Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8105375243972897pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8005761503117350pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDesenvolver uma pesquisa com o Bumba meu Boi do Maranhão, estudando especificamente as movimentações de uma figura cênica em especial, o Caboclo de Pena, para a elaboração da estruturação do corpovoz-brincante, termo cunhado nesta pesquisa, é um desafio singular que possibilita dar contribuições para atuantes das artes cênicas quanto as suas possibilidades de criações e práticas. No decorrer desta pesquisa analisamos brevemente o conceito de cultura e a história de lutas e resistências do Bumba-meu-Boi do Maranhão. Desenvolvemos um trabalho pautado na etnografia e autoetnografia por trazer no corpo da investigação relatos e histórias vivenciadas pela autora. A experiência é o que nos move enquanto seres humanos e artistas, por isso relatar as motivações e o despertar pela busca da unidade corpóreo-vocal é de suma importância para o desenvolvimento deste trabalho. Após o contato e explanação sobre o corpovoz-brincante e sua base de sustentação que é estabelecida no brincante, na brincadeira, e no brincar, apresentamos as práticas realizadas e os resultados desta pesquisa que se desenvolve a partir da prática e na prática do corpovoz-brincante. Além disso, os resultados apresentados em áudios e vídeos nesta dissertação demonstram as práticas estruturadas nesta pesquisa, de modo que com sua extensão possam contribuir ainda mais para a comunidade, de modo que sejam possíveis desdobramentos de pesquisas futuras, em continuidade, do trabalho para uma estruturação ainda mais didática e artística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration101pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.367pt_BR
dc.orcid.putcode98278805-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
dc.subject.autorizadoBumba-meu-boipt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorpovozBrincanteExperiencia.pdfDissertação7.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons