Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32553
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0992-5299
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Interpretação de textos literários e não literários e produção textual de alunos de ensino fundamental, numa perspectiva complexa e transdisciplinar
Título (s) alternativo (s): Interpretation of literary and non-literary texts and textual production of elementary school students, in a complex and transdisciplinary perspective
Autor: Santos, Clarice dos
Primer orientador: Araújo, Maurício Viana de
Primer miembro de la banca: Santos, Clarice dos
Segundo miembro de la banca: Alves, Marlúcia Maria
Resumen: Este trabalho trata dos argumentos e da elaboração de um material paradidático para professores de Língua Portuguesa e de Literatura que trabalham com os anos finais do Ensino Fundamental, a fim de instrumentalizá-los com um material composto pelas perspectivas transdisciplinar e complexa, envolvendo diversas disciplinas, tais como: a História, a Arte, a Pedagogia, a Psicologia, a Geografia, a Psicanálise, a Música e a Linguística, a fim de auxiliar os alunos na leitura e compreensão de textos e a realizarem suas próprias produções textuais, tornando-se, assim, leitores e autores competentes, críticos e autônomos. A execução desse procedimento foi baseada nas teorias de vários estudiosos, dentre eles, Bakhtin, (1999, 2011) relacionadas ao gênero textual, ao texto, Benveniste(1989), Marcuschi (2008) referente ao entendimento sobre a leitura e à produção de texto, Edgar Morin (2007), no que se refere à teorização sobre transdisciplinaridade e complexidade, Nicolescu (1999, 2008) sobre a teoria da transdisciplinaridade, Morais (2015) sobre suas contribuições também a respeito da transdisciplinaridade, Paulo Freire (2007, 2012) por meio de sua larga experiência na educação, Gadotti (2010) no que refere ao trabalho de docência, tudo isso atrelado às orientações dos PCN (1998) e da BNCC (2018). Também incluímos partes das teorias de estudiosos de outras ciências, pertinentes a este estudo, tais como: Vygotsky (1991) sobre seus estudos relacionados à aprendizagem e à aquisição da linguagem, Freud (1927, 1976) Jung (2000) a respeito de seus estudos sobre a Psicanálise e a linguagem, Lacan (1953, 1981) e suas contribuições sobre o processo da instalação da linguagem no ser humano. A importância desse trabalho situa-se na colaboração ao trabalho do professor de Língua Portuguesa e de Literatura, para que disponham de um material paradidático que tenha, como característica principal, atividades que englobam textos relacionados a várias disciplinas. Esse é o objetivo principal desse trabalho.
Abstract: This work deals with the arguments and the elaboration of a paradidactic material for Portuguese Language and Literature teachers who work with the final years of Elementary School, in order to instrumentalize them with a material composed by the transdisciplinary and complex perspectives, involving several disciplines, such as: History, Art, Pedagogy, Psychology, Geography, Psychoanalysis, Music and Linguistics, in order to assist students in reading and understanding texts and to carry out their own textual productions, becoming thus, competent, critical and autonomous readers and authors. The execution of this procedure was based on the theories of several scholars, among them, Bakhtin, (1999, 2011) related to the textual genre, the text, Benveniste (1989), Marcuschi (2008) regarding the understanding of reading and text production , Edgar Morin (2007), regarding the theory of transdisciplinarity and complexity, Nicolescu (1999, 2008) on the theory of transdisciplinarity, Morais (2015) on his contributions also regarding transdisciplinarity, Paulo Freire (2007, 2012) through his extensive experience in education, Gadotti (2010) with regard to teaching work, all linked to the guidelines of the PCN (1998) and the BNCC (2018). We also included parts of the theories of scholars from other sciences, pertinent to this study, such as: Vygotsky (1991) on his studies related to language learning and acquisition, Freud (1927, 1976) Jung (2000) regarding his studies on Psychoanalysis and language, Lacan (1953, 1981) and his contributions on the process of installing language in human beings. The importance of this work lies in the collaboration with the work of the Portuguese Language and Literature teacher, so that they have a paradidical material that has, as its main characteristic, activities that include texts related to various disciplines. This is the main objective of this work.
Palabras clave: Compreensão de textos
Produções textuais
Linguagem
Transdisciplinaridade
Complexidade
Text comprehension
Textual productions
Language
Transdisciplinarity
Complexity
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Tema: Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: SANTOS, Clarice dos. Interpretação de textos literários e não literários e produção textual de alunos de ensino fundamental, numa perspectiva complexa e transdisciplinar. 2021. 294 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.287.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.287
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32553
Fecha de defensa: 9-jun-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InterpretaçãoTextosLiterários.pdfDissertação15.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.