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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32541
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8148-9092 |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2021-07-01 |
Título: | Cidades inteligentes: planejamento e gestão para a mobilidade urbana |
Título(s) alternativo(s): | Smart cities: planning and management for urban mobility |
Autor(es): | Silva, Fander de Oliveira |
Primeiro orientador: | Ferreira, William Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Soares, Beatriz Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Araújo Sobrinho, Fernando Luiz |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Luiz Andrei Gonçalves |
Quarto membro da banca: | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara |
Resumo: | A cidade inteligente é um dos projetos que tem como finalidade transformar a cidade num ambiente em que os cidadãos, as empresas e os governos possam, de forma sustentável e tecnológica, ter acesso e usufruir de recursos e serviços sem aprofundar a crise socioambiental em que vivemos. Esta cidade tem ganhado protagonismo nos últimos anos, o que deve se acentuar ainda mais no futuro, já que o assunto tem sido cada vez mais dominado pela literatura especializada e pela agenda das políticas públicas. A partir desta reflexão e tendo em conta a emergência do desenvolvimento de uma cidade inteligente capitalizada tanto pela tecnologia (inteligência digital) como pelo conhecimento (inteligência humana), é importante avaliar o desempenho da mobilidade urbana que tem acentuado as desigualdades socioespaciais e afetado principalmente a população mais pobre, com impacto sobre a renda, oportunidades de emprego e educação, lazer, entre outros. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em construir o Índice de Mobilidade Urbana Inteligente – IM! capaz de medir e orientar o potencial da cidade que se coloca como inteligente. Para isso, analisou-se a produção da cidade inteligente a partir de conceitos, técnicas, papéis e metodologias na literatura especializada; identificou-se o papel, as características e alternativas da mobilidade urbana; definiu-se parâmetros e foi propôs-se um modelo operacional de planejamento e gestão da mobilidade urbana; e apresentou-se experiências nacionais e internacionais que possam servir de orientação para o poder público. Para alcançar o objetivo, a metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica e de campo, visitas técnicas, participação em eventos, entre outros recursos. Como resultado, aponta-se os limites e as possibilidades entre a inteligência artificial e a sociedade, colocando esta pesquisa no espaço de debate sobre a mobilidade e as cidades inteligentes. |
Abstract: | The smart city is one of the projects that aims to transform the city into an environment in which citizens, companies and governments can, in a sustainable and technological way, have access to and enjoy resources and services without deepening the socio-environmental crisis in which we live. This city has gained prominence in recent years, which should become even more accentuated in the future, since the subject has been increasingly dominated by specialized literature and the public policy agenda. Based on this reflection and taking into account the emergence of the development of a smart city capitalized by both technology (digital intelligence) and knowledge (human intelligence), it is important to evaluate the performance of urban mobility that has accentuated socio-spatial inequalities and mainly affected the poorer population, with an impact on income, employment and education opportunities, leisure, among others. Thus, the general objective of this research was to build the Intelligent Urban Mobility Index - IM! able to measure and guide the potential of the city that poses itself as intelligent. For this, the production of the smart city was analyzed based on concepts, techniques, roles and methodologies in the specialized literature; the role, characteristics and alternatives of urban mobility were identified; parameters were defined and an operational model for planning and managing urban mobility was proposed; and presented national and international experiences that can serve as a guide for the Public Power. To achieve the objective, the methodology used consisted of bibliographic and field research, technical visits, participation in events, among other resources. As a result, the limits and possibilities between artificial intelligence and society are pointed out, placing this research in the space of debate on mobility and smart cities. |
Notas: | O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – 88882.428726/2018-01 e 88881.187049/2018-01. |
Palavras-chave: | Cidades Inteligentes Mobilidade Urbana Mobilidade Inteligente Planejamento e Gestão Urbana Smart Cities Urban Mobility Smart Mobility Urban Planning and Management |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
Assunto: | Sustentabilidade Tecnologia e civilização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Referência: | SILVA, Fander de Oliveira. Cidades inteligentes: planejamento e gestão para a mobilidade urbana. 2021. 262 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5525 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5525 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32541 |
Data de defesa: | 1-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TESE - Geografia |
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