Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32521
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O caso da explosão da fábrica de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus em 1998: análise do trabalho infantil no Brasil
Autor(es): Faria, Jéssica Arantes Pinheiro Alves de
Primeiro orientador: Orlandini, Marcia Leonora Santos Regis
Primeiro membro da banca: Alves, Rodrigo Vitorino Souza
Resumo: A presente monografia analisa o trabalho infantil no Brasil a partir do caso da explosão da fábrica de fogos de artifício no município de Santo Antônio de Jesus em 1998. Na fábrica os trabalhadores eram submetidos a condições precárias de trabalho, com diversas violações de ordem trabalhista e de direitos humanos. À época da tragédia, diversas ações judiciais foram ajuizadas, além da instauração de processo administrativo pelo Exército brasileiro. Entretanto, a justiça brasileira não reparou efetivamente os danos causados, o que motivou o encaminhamento do caso para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos em 2001. A Comissão, por meio do Relatório de mérito nº 25/18, aprovado em 02 de março de 2018, consignou que o Estado brasileiro foi negligente na fiscalização da fábrica, especialmente em relação às crianças e adolescentes, que foram vítimas, algumas fatais, da tragédia, uma vez que elas trabalhavam no local, submetidas a uma das piores formas de trabalho infantil. Diante disso, o caso foi levado à Corte Interamericana de Direitos Humanos, tendo sido julgado em julho de 2020, sendo consignada, dentre diversas violações, a existência de trabalho infantil na fábrica. Diante o exposto, e considerando que em 2019, havia no Brasil 1,8 milhão de crianças e adolescentes na condição de trabalho infantil, que o ano de 2021 é considerado o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, que o Brasil tem até o ano de 2025 para erradicar todas as formas de trabalho infantil, o presente trabalho buscou evidenciar a importância de se discutir o tema e concluiu que o trabalho infantil ceifa vidas, caracterizando-se como uma grave violação de direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Palavras-chave: Trabalho infantil
Explosão da fábrica de fogos de artifício
Santo Antônio de Jesus
Corte Interamericana de Direitos Humanos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FARIA, Jéssica Arantes Pinheiro Alves de. O caso da explosão da fábrica de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus em 1998: análise do trabalho infantil no Brasil. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32521
Data de defesa: 9-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CasoDaExplosão.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.