Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32512
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1916-3697
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Perfil de educação financeira dos docentes de graduação e pós-graduação das universidades públicas brasileiras
Author: Rangel, Ahssyma Merhi
First Advisor: Costa, Patrícia de Souza
Summary: Este estudo tem como objetivo identificar se fatores sociais, demográficos e socioeconômicos afetam a percepção e o nível real de educação financeira dos docentes de graduação e pós-graduação de instituições públicas de ensino superior brasileiras. Para obtenção de dados, foi aplicado um questionário online, com afirmações que mediam a percepção e o conhecimento real dos respondentes sobre educação financeira. Foram recebidas 549 respostas válidas, as quais passaram por testes estatísticos e de regressão linear. Os principais resultados encontrados foram: 1) os docentes subestimam o conhecimento que possuem sobre educação financeira; 2) e fatores sociais, demográficos e socioeconômicos afetam o nível de educação financeira percebido e real, tais como gênero, idade, possuir dependentes e renda. O fato de possuir graduação na área de negócios, também foi visto como um fator que influencia positivamente na educação financeira que os docentes possuem. Este estudo traz como contribuição identificar as variáveis que afetam a educação financeira dos docentes, para que seja possível aplicar medidas que ajudem a aperfeiçoar o conhecimento dos docentes, que são valiosos transmissores de conhecimento. Podendo auxiliar as instituições de ensino a focar os pontos que necessitam maior atenção para capacitar melhor os docentes.
Abstract: This study aims to identify whether social, demographic and socioeconomic factors affects the perception and the real level of financial education of graduate and postgraduate teachers in public institutions of higher education in Brazil. To obtain data, an online questionnaire was applied, with statements that measures the respondents' perception and real knowledge about financial literacy. 549 valid responses were received, which underwent statistical tests and linear regression. The main results found were: 1) teachers underestimate their knowledge of financial education; 2) and social, demographic and socioeconomic factors affect the level of perceived and real knowlege on financial literacy, such as gender, age, having children and income. The fact of having a degree in business area was also seen as a factor that positively affects teachers financial literacy. This study contributes to identify the variables that affects teachers financial literacy, so that it is possible to apply measures that helps improve the financeial literacy capacity of teachers, who are valuable transmitters of knowledge. It can help educational institutions to focus on the points that need more attention to better train teachers.
Keywords: Educação financeira
Docentes
Nível real e percepção
Fatores sociais, demográficos e socioeconômicos
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RANGEL, Ahssyma Merhi. Perfil de educação financeira dos docentes de graduação e pós-graduação das universidades públicas brasileiras. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32512
Date of defense: 31-May-2021
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerfilEducaçãoFinanceira.pdfTCC719.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons