Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32461
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Fecha de embargo: | 2025-07-04 |
Título: | A disciplina no Instituto Federal: reflexões a partir de Foucault e da Psicologia Escolar Crítica |
Autor: | Pádua, Lucas Amaral de |
Primer orientador: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
Primer miembro de la banca: | Braga, Tatiana Benevides Magalhães |
Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Sírley Cristina |
Resumen: | Este ensaio apresenta uma reflexão sobre a disciplina no contexto do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O trabalho foi escrito a partir da experiência no cargo de assistente de alunos, dos diversos regimentos e regulamentos da instituição e do pensamento do filósofo Michel Foucault a respeito do poder disciplinar. Buscou apresentar como a instituição disciplina a relação dos corpos com o espaço escolar, o tempo escolar e as atividades escolares e alguns aspectos do funcionamento dos mecanismos de vigilância, punição e avaliação dos estudantes, evidenciando as técnicas disciplinares e as tensões decorrentes desse processo de dominação que se expressam na relação família-escola e professor-estudante através da indisciplina. Foi concluído com compreensões, percepções e possibilidades no tocante aos saberes e práticas relacionados à Psicologia Escolar e Educacional Crítica que subsidiaram reflexões e proposições para contexto da instituição visando a constituição de outras formas de relações que possam desestabilizar os regimes de poder instituídos para construir novos regimes de afeto, mecanismos que viabilizem presença, construção coletiva de regras de convivência, responsabilização coletiva pelos atos educativos e valorização dos saberes pedagógicos. |
Abstract: | This essay presents a reflection on the discipline in the context of the Federal Institute of Triângulo Mineiro (IFTM). The work was written based on the experience in the position of student assistant, the various rules and regulations of the institution and the thinking of philosopher Michel Foucault regarding disciplinary power. It sought to present how the institution disciplines the relationship of bodies with the school space, school time and school activities and some aspects of the functioning of the mechanisms of surveillance, punishment and evaluation of students, highlighting the disciplinary techniques and tensions resulting from this process of domination which are expressed in the family-school and teacher-student relationships through indiscipline. It was concluded with understandings, perceptions and possibilities regarding the knowledge and practices related to School and Educational Psychology in a Critical Perspective that supported reflections and proposals for the context of the institution, aiming at the constitution of other forms of relationships that can destabilize the power regimes instituted to build new regimes of affection, mechanisms that enable presence, collective construction of coexistence rules, collective responsibility for educational acts and valuing of pedagogical knowledge. |
Palabras clave: | Disciplina Instituto Federal Michel Foucault Psicologia escolar crítica |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PÁDUA, Lucas Amaral de. A disciplina no Instituto Federal: reflexões a partir de Foucault e da Psicologia Escolar Crítica. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32461 |
Fecha de defensa: | 9-jul-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DisciplinaInstitutoFederal.pdf Hasta 2025-07-04 | DisciplinaInstitutoFederal.pdf | 681.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons