Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32461
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pádua, Lucas Amaral de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T15:00:57Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T15:00:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
dc.identifier.citation | PÁDUA, Lucas Amaral de. A disciplina no Instituto Federal: reflexões a partir de Foucault e da Psicologia Escolar Crítica. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32461 | - |
dc.description.abstract | This essay presents a reflection on the discipline in the context of the Federal Institute of Triângulo Mineiro (IFTM). The work was written based on the experience in the position of student assistant, the various rules and regulations of the institution and the thinking of philosopher Michel Foucault regarding disciplinary power. It sought to present how the institution disciplines the relationship of bodies with the school space, school time and school activities and some aspects of the functioning of the mechanisms of surveillance, punishment and evaluation of students, highlighting the disciplinary techniques and tensions resulting from this process of domination which are expressed in the family-school and teacher-student relationships through indiscipline. It was concluded with understandings, perceptions and possibilities regarding the knowledge and practices related to School and Educational Psychology in a Critical Perspective that supported reflections and proposals for the context of the institution, aiming at the constitution of other forms of relationships that can destabilize the power regimes instituted to build new regimes of affection, mechanisms that enable presence, collective construction of coexistence rules, collective responsibility for educational acts and valuing of pedagogical knowledge. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar crítica | pt_BR |
dc.title | A disciplina no Instituto Federal: reflexões a partir de Foucault e da Psicologia Escolar Crítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5747815374339453 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Braga, Tatiana Benevides Magalhães | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5858616116806722 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Sírley Cristina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7135737425773847 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3108234329555459 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este ensaio apresenta uma reflexão sobre a disciplina no contexto do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O trabalho foi escrito a partir da experiência no cargo de assistente de alunos, dos diversos regimentos e regulamentos da instituição e do pensamento do filósofo Michel Foucault a respeito do poder disciplinar. Buscou apresentar como a instituição disciplina a relação dos corpos com o espaço escolar, o tempo escolar e as atividades escolares e alguns aspectos do funcionamento dos mecanismos de vigilância, punição e avaliação dos estudantes, evidenciando as técnicas disciplinares e as tensões decorrentes desse processo de dominação que se expressam na relação família-escola e professor-estudante através da indisciplina. Foi concluído com compreensões, percepções e possibilidades no tocante aos saberes e práticas relacionados à Psicologia Escolar e Educacional Crítica que subsidiaram reflexões e proposições para contexto da instituição visando a constituição de outras formas de relações que possam desestabilizar os regimes de poder instituídos para construir novos regimes de afeto, mecanismos que viabilizem presença, construção coletiva de regras de convivência, responsabilização coletiva pelos atos educativos e valorização dos saberes pedagógicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 86 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.embargo | 2025-07-04 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DisciplinaInstitutoFederal.pdf Until 2025-07-04 | DisciplinaInstitutoFederal.pdf | 681.39 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License