Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32461
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPádua, Lucas Amaral de-
dc.date.accessioned2021-07-14T15:00:57Z-
dc.date.available2021-07-14T15:00:57Z-
dc.date.issued2021-07-09-
dc.identifier.citationPÁDUA, Lucas Amaral de. A disciplina no Instituto Federal: reflexões a partir de Foucault e da Psicologia Escolar Crítica. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32461-
dc.description.abstractThis essay presents a reflection on the discipline in the context of the Federal Institute of Triângulo Mineiro (IFTM). The work was written based on the experience in the position of student assistant, the various rules and regulations of the institution and the thinking of philosopher Michel Foucault regarding disciplinary power. It sought to present how the institution disciplines the relationship of bodies with the school space, school time and school activities and some aspects of the functioning of the mechanisms of surveillance, punishment and evaluation of students, highlighting the disciplinary techniques and tensions resulting from this process of domination which are expressed in the family-school and teacher-student relationships through indiscipline. It was concluded with understandings, perceptions and possibilities regarding the knowledge and practices related to School and Educational Psychology in a Critical Perspective that supported reflections and proposals for the context of the institution, aiming at the constitution of other forms of relationships that can destabilize the power regimes instituted to build new regimes of affection, mechanisms that enable presence, collective construction of coexistence rules, collective responsibility for educational acts and valuing of pedagogical knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectInstituto Federalpt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectPsicologia escolar críticapt_BR
dc.titleA disciplina no Instituto Federal: reflexões a partir de Foucault e da Psicologia Escolar Críticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Tatiana Benevides Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858616116806722pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Sírley Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135737425773847pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3108234329555459pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste ensaio apresenta uma reflexão sobre a disciplina no contexto do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O trabalho foi escrito a partir da experiência no cargo de assistente de alunos, dos diversos regimentos e regulamentos da instituição e do pensamento do filósofo Michel Foucault a respeito do poder disciplinar. Buscou apresentar como a instituição disciplina a relação dos corpos com o espaço escolar, o tempo escolar e as atividades escolares e alguns aspectos do funcionamento dos mecanismos de vigilância, punição e avaliação dos estudantes, evidenciando as técnicas disciplinares e as tensões decorrentes desse processo de dominação que se expressam na relação família-escola e professor-estudante através da indisciplina. Foi concluído com compreensões, percepções e possibilidades no tocante aos saberes e práticas relacionados à Psicologia Escolar e Educacional Crítica que subsidiaram reflexões e proposições para contexto da instituição visando a constituição de outras formas de relações que possam desestabilizar os regimes de poder instituídos para construir novos regimes de afeto, mecanismos que viabilizem presença, construção coletiva de regras de convivência, responsabilização coletiva pelos atos educativos e valorização dos saberes pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.description.embargo2025-07-04-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DisciplinaInstitutoFederal.pdf
  Until 2025-07-04
DisciplinaInstitutoFederal.pdf681.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons