Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32397
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2021
Título: Estratégias de engajamento e produção de conteúdo no Instagram: uma análise dos perfis de fãs de Audrey Hepburn
Título(s) alternativo(s): Engagement strategies and content creation on Instagram: an analysis of the profiles from Audrey Hepburn's fans
Autor(es): Corrêa, Mariana Solis
Primeiro orientador: Tonus, Mirna
Primeiro coorientador: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Primeiro membro da banca: Silva, Tarcízio
Segundo membro da banca: Guedes, Nicoli Glória de Tassis
Resumo: O presente trabalho busca analisar o engajamento, as estratégias e a produção de conteúdo, mais especificamente nos perfis de fãs de Audrey Hepburn no Instagram. É traçada uma relação entre as diferentes estratégias de criação de conteúdo, identificadas por meio da análise e as interações dos seguidores, na tentativa de compreender como as diversas formas e formatos de publicação impactam nos resultados das postagens. A pesquisa também busca refletir sobre a cultura da participação nas mídias sociais e a profundidade do engajamento dos fãs nesse cenário. Por meio de um método misto de análise, com técnicas provenientes da Análise de Conteúdo, Análise Relacional e Níveis de Engajamento, foram analisadas as três publicações mais engajadas em 2020 dos cinco maiores perfis de fãs da atriz no Instagram em nível mundial. A partir do recorte, observaram-se as características desses posts, pela técnica de categorização, com o intuito de estabelecer possíveis relações da interação dos usuários com o desempenho das publicações. Já para investigar o engajamento dos fãs, foram analisados os comentários, para observar os movimentos de conversação e os níveis de engajamento dos usuários da comunidade. Para esse processo, foi desenvolvido um software de uso metodológico para verificação da recorrência das palavras e dos usuários que mais comentaram nas publicações. Com base nisso, o trabalho apresenta uma análise multimetodológica das estratégias de conteúdo e do engajamento a partir de perfis segmentados, evidenciando que os seguidores podem interagir de diversas formas e, sobretudo, em diferentes níveis de profundidade com aquele assunto e com os outros membros da comunidade que tem Audrey Hepburn como um ícone. Os resultados encontrados mostram que o engajamento é estimulado por meio de estratégias de produção de conteúdo para um público definido e segmentado, com publicações que promovam a interação. Nessa perspectiva, constata-se que a quantidade de seguidores não é o fator determinante para que um perfil seja engajado, mas o conjunto de estratégias que estimulem níveis mais profundos de engajamento, os quais exigem maior esforço da parte do usuário. A análise demonstra a presença do afeto e da individualidade na interação implicada na cultura da participação.
Abstract: This work aims at analyzing the engagement, strategies and content creation in the profiles of Audrey Hepburn's fans on Instagram. It establishes a relation between the different strategies of content creation, which are identified through the analysis and interactions of the followers to understand how the several ways and formats of publications impact on the post results. The research also seeks to reflect upon the participatory culture in social media and the engagement level of fans in this scenario. The 2020 top three most engaging posts of the five biggest profiles of the actress’s fans on Instagram worldwide were analyzed in a mixed analysis method, techniques of Content Analysis, Relational Analysis and Engagement levels. Based on the material selected, the characteristics of these posts were observed using the technique of categorization aiming at establishing possible relations of interaction of users to the performance of posts. To investigate the engagement of fans, the comments were analyzed to observe movements of conversation and the engagement level of community users. A methodological use software was developed in order to verify the recurrence of words and users who had most comments on posts. Based on this information, the work presents a multimethodological analysis of content and engagement strategy from the segmented profiles, highlighting that followers may interact in several ways and levels of profundity with a certain topic and with other community members of the community that has Audrey Hepburn as an icon. The results showed that engagement is encouraged through strategies of content creation to a specific and segmented audience and that the posts should promote interaction. It is observed that the quantity of followers is not a determinant factor for a profile to be engaging. It requires a set of strategies that encourage deeper levels of engaging, which demands a greater effort by the user. The analysis points to a presence of affection and individuality in the interaction provided by the participatory culture.
Palavras-chave: Engajamento
Instagram
Fãs
Produção de conteúdo
Audrey Hepburn
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CORRÊA, Mariana Solis. Estratégias de engajamento e produção de conteúdo no Instagram: uma análise dos perfis de fãs de Audrey Hepburn. 2021. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32397
Data de defesa: 8-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstratégiasEngajamentoProdução.pdf3.59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.