Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCorrêa, Mariana Solis-
dc.date.accessioned2021-07-08T14:33:17Z-
dc.date.available2021-07-08T14:33:17Z-
dc.date.issued2021-06-08-
dc.identifier.citationCORRÊA, Mariana Solis. Estratégias de engajamento e produção de conteúdo no Instagram: uma análise dos perfis de fãs de Audrey Hepburn. 2021. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32397-
dc.description.abstractThis work aims at analyzing the engagement, strategies and content creation in the profiles of Audrey Hepburn's fans on Instagram. It establishes a relation between the different strategies of content creation, which are identified through the analysis and interactions of the followers to understand how the several ways and formats of publications impact on the post results. The research also seeks to reflect upon the participatory culture in social media and the engagement level of fans in this scenario. The 2020 top three most engaging posts of the five biggest profiles of the actress’s fans on Instagram worldwide were analyzed in a mixed analysis method, techniques of Content Analysis, Relational Analysis and Engagement levels. Based on the material selected, the characteristics of these posts were observed using the technique of categorization aiming at establishing possible relations of interaction of users to the performance of posts. To investigate the engagement of fans, the comments were analyzed to observe movements of conversation and the engagement level of community users. A methodological use software was developed in order to verify the recurrence of words and users who had most comments on posts. Based on this information, the work presents a multimethodological analysis of content and engagement strategy from the segmented profiles, highlighting that followers may interact in several ways and levels of profundity with a certain topic and with other community members of the community that has Audrey Hepburn as an icon. The results showed that engagement is encouraged through strategies of content creation to a specific and segmented audience and that the posts should promote interaction. It is observed that the quantity of followers is not a determinant factor for a profile to be engaging. It requires a set of strategies that encourage deeper levels of engaging, which demands a greater effort by the user. The analysis points to a presence of affection and individuality in the interaction provided by the participatory culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectFãspt_BR
dc.subjectProdução de conteúdopt_BR
dc.subjectAudrey Hepburnpt_BR
dc.titleEstratégias de engajamento e produção de conteúdo no Instagram: uma análise dos perfis de fãs de Audrey Hepburnpt_BR
dc.title.alternativeEngagement strategies and content creation on Instagram: an analysis of the profiles from Audrey Hepburn's fanspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Raquel Timponi Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926598636280665pt_BR
dc.contributor.advisor1Tonus, Mirna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Tarcízio-
dc.contributor.referee2Guedes, Nicoli Glória de Tassis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6980025727129673pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar o engajamento, as estratégias e a produção de conteúdo, mais especificamente nos perfis de fãs de Audrey Hepburn no Instagram. É traçada uma relação entre as diferentes estratégias de criação de conteúdo, identificadas por meio da análise e as interações dos seguidores, na tentativa de compreender como as diversas formas e formatos de publicação impactam nos resultados das postagens. A pesquisa também busca refletir sobre a cultura da participação nas mídias sociais e a profundidade do engajamento dos fãs nesse cenário. Por meio de um método misto de análise, com técnicas provenientes da Análise de Conteúdo, Análise Relacional e Níveis de Engajamento, foram analisadas as três publicações mais engajadas em 2020 dos cinco maiores perfis de fãs da atriz no Instagram em nível mundial. A partir do recorte, observaram-se as características desses posts, pela técnica de categorização, com o intuito de estabelecer possíveis relações da interação dos usuários com o desempenho das publicações. Já para investigar o engajamento dos fãs, foram analisados os comentários, para observar os movimentos de conversação e os níveis de engajamento dos usuários da comunidade. Para esse processo, foi desenvolvido um software de uso metodológico para verificação da recorrência das palavras e dos usuários que mais comentaram nas publicações. Com base nisso, o trabalho apresenta uma análise multimetodológica das estratégias de conteúdo e do engajamento a partir de perfis segmentados, evidenciando que os seguidores podem interagir de diversas formas e, sobretudo, em diferentes níveis de profundidade com aquele assunto e com os outros membros da comunidade que tem Audrey Hepburn como um ícone. Os resultados encontrados mostram que o engajamento é estimulado por meio de estratégias de produção de conteúdo para um público definido e segmentado, com publicações que promovam a interação. Nessa perspectiva, constata-se que a quantidade de seguidores não é o fator determinante para que um perfil seja engajado, mas o conjunto de estratégias que estimulem níveis mais profundos de engajamento, os quais exigem maior esforço da parte do usuário. A análise demonstra a presença do afeto e da individualidade na interação implicada na cultura da participação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.description.embargo2021-
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstratégiasEngajamentoProdução.pdf3.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.