Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32240
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6426-795X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A gestão do patrimônio histórico e cultural em Minas Gerais: reflexões sobre a efetivação das políticas patrimoniais em Ituiutaba – MG
Autor(es): Silva, Francielle Correia Rodrigues
Primeiro orientador: Araújo, Carlos Eduardo Moreira de
Primeiro membro da banca: Giavara, Eduardo
Segundo membro da banca: Ferreira Filho, Aurelino
Resumo: O cumprimento das políticas públicas do patrimônio histórico e cultural têm se apresentado ao longo dos anos como um desafio aos pequenos municípios, no que concerne ao levantamento, preservação e manutenção desses bens históricos e culturais, posto que estes representam a história e a memória dessas pequenas comunidades locais e regionais. Com o objetivo de contribuir com os estudos acerca dessa área do conhecimento histórico, esta pesquisa apresenta um trabalho de reflexão quanto ao cumprimento dos parâmetros institucionais do patrimônio histórico e cultural no município de Ituiutaba-MG, através do MUSAI - Museu Antropológico de Ituiutaba. Para este exercício, propõe refletir acerca da historicidade do conceito Patrimônio e a formação institucional das políticas patrimoniais nacionais, estaduais de Minas Gerais e municipais da cidade de Ituiutaba. O procedimento metodológico foi desenvolvido através do levantamento e análise interpretativa da legislação vigente e de estudos qualitativos acerca dos dados referentes à primeira fase de efetivação das políticas públicas do patrimônio nacional e estadual mineiro. Evidencia-se as políticas museológicas, objetivando estabelecer parâmetros de relação com a gestão administrativa e de desenvolvimento das ações no espaço de salvaguarda do MUSAI, buscando compreender o contexto de construção e a implementação das políticas patrimoniais no município de Ituiutaba, tendo como base a legislação normativa, sobretudo, considerando os usos políticos estabelecidos através do museu e de sua representação histórica e identitária para comunidade ituiutabana.
Palavras-chave: Patrimônio histórico e cultural
Museu antropológico de Ituiutaba
Patrimônio nacional
Patrimônio estadual
Políticas públicas
Legislação municipal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Francielle Correia Rodrigues. A gestão do patrimônio histórico e cultural em Minas Gerais: reflexões sobre a efetivação das políticas patrimoniais em Ituiutaba – MG. 2020. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32240
Data de defesa: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestãoPatrimônioHistórico.pdf2.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.