Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32235
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5450-8836
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Do assistencialismo à uma instituição educacional: o caminho percorrido pela EMEI Dom Almir
Autor(es): Karwowski, Susana da Silva
Primeiro orientador: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Primeiro membro da banca: Vasconcelos , Regina Ilka Vieira
Segundo membro da banca: Silva, Letícia Siabra da
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir do interesse em conhecer sobre a trajetória da Emei do Bairro Dom Almir, o impacto gerado para o bairro e toda comunidade, a transição do trabalho assistencialista de uma Instituição filantrópica – Lar de Amparo e promoção Humana para uma instituição inserida nas políticas públicas, alcançando o público infantil, na primeira etapa da educação básica, de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Falar sobre a Emei, a prática no exercício como educadora infantil nesta escola infantil da rede municipal de ensino, no setor periférico da cidade de Uberlândia-MG, com o auxílio de autores em um diálogo entre a História, a Pedagogia e a Sociologia, foi-se construindo o caminho para conhecer as estruturas conquistadas, historicamente recentes, para acolher este público infantil, seu lugar, sua importância na sociedade. O historiador Àries(1981) na História Social da Infância e da criança, investiga sobre a ausência do “sentimento de infância” e observa através da iconografia a partir da Idade Média, os hábitos, as vestimentas, a adultilização da criança, o surgimento do conceito de infância, tendo a criança como sujeito social e de direitos. Ao encontro destas percepções, desenvolve uma estrutura educacional adequada, trazendo a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança conforme pesquisas bibliográficas de Freire (2015),pensador e educador que compreende a escola como um espaço social que estimula o desenvolvimento científico do sujeito da escola cidadã incluindo propostas de autonomia, através da integração da educação com a cultura e o trabalho, a visão interdisciplinar, o envolvimento continuo dos professores e parceria entre escola e comunidade para enfrentamento social. Concluindo assim, que a interpretação que a sociedade faz sobre a concepção que se tem da criança e infância, transitando e contribuindo para a formulação de políticas públicas educacionais, trazendo a relevância do trabalho assistencial dispensado pela ONG naquela comunidade, percebendo-se a necessidade de implementar uma instituição pedagógica, social, cultural para desenvolver e atender o público da Educação Infantil Palavras-chave: Infância, criança, ONG, Educação Infantil.
Palavras-chave: Infância
EMEI Dom Almir
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: KARWOWSKI, Susana da Silva. Do assistencialismo à uma instituição educacional: o caminho percorrido pela EMEI Dom Almir. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32235
Data de defesa: 7-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DoAssistencialismoInstituição.pdf15.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.