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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32235
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Karwowski, Susana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T16:54:30Z | - |
dc.date.available | 2021-06-28T16:54:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
dc.identifier.citation | KARWOWSKI, Susana da Silva. Do assistencialismo à uma instituição educacional: o caminho percorrido pela EMEI Dom Almir. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32235 | - |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | EMEI Dom Almir | pt_BR |
dc.title | Do assistencialismo à uma instituição educacional: o caminho percorrido pela EMEI Dom Almir | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6425309024363380 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos , Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5772606285115412 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Letícia Siabra da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8482080396071361 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi desenvolvido a partir do interesse em conhecer sobre a trajetória da Emei do Bairro Dom Almir, o impacto gerado para o bairro e toda comunidade, a transição do trabalho assistencialista de uma Instituição filantrópica – Lar de Amparo e promoção Humana para uma instituição inserida nas políticas públicas, alcançando o público infantil, na primeira etapa da educação básica, de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Falar sobre a Emei, a prática no exercício como educadora infantil nesta escola infantil da rede municipal de ensino, no setor periférico da cidade de Uberlândia-MG, com o auxílio de autores em um diálogo entre a História, a Pedagogia e a Sociologia, foi-se construindo o caminho para conhecer as estruturas conquistadas, historicamente recentes, para acolher este público infantil, seu lugar, sua importância na sociedade. O historiador Àries(1981) na História Social da Infância e da criança, investiga sobre a ausência do “sentimento de infância” e observa através da iconografia a partir da Idade Média, os hábitos, as vestimentas, a adultilização da criança, o surgimento do conceito de infância, tendo a criança como sujeito social e de direitos. Ao encontro destas percepções, desenvolve uma estrutura educacional adequada, trazendo a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança conforme pesquisas bibliográficas de Freire (2015),pensador e educador que compreende a escola como um espaço social que estimula o desenvolvimento científico do sujeito da escola cidadã incluindo propostas de autonomia, através da integração da educação com a cultura e o trabalho, a visão interdisciplinar, o envolvimento continuo dos professores e parceria entre escola e comunidade para enfrentamento social. Concluindo assim, que a interpretação que a sociedade faz sobre a concepção que se tem da criança e infância, transitando e contribuindo para a formulação de políticas públicas educacionais, trazendo a relevância do trabalho assistencial dispensado pela ONG naquela comunidade, percebendo-se a necessidade de implementar uma instituição pedagógica, social, cultural para desenvolver e atender o público da Educação Infantil Palavras-chave: Infância, criança, ONG, Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 53 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 96231138 | - |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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