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dc.creatorKarwowski, Susana da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-28T16:54:30Z-
dc.date.available2021-06-28T16:54:30Z-
dc.date.issued2021-06-07-
dc.identifier.citationKARWOWSKI, Susana da Silva. Do assistencialismo à uma instituição educacional: o caminho percorrido pela EMEI Dom Almir. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32235-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEMEI Dom Almirpt_BR
dc.titleDo assistencialismo à uma instituição educacional: o caminho percorrido pela EMEI Dom Almirpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos , Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Letícia Siabra da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8482080396071361pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido a partir do interesse em conhecer sobre a trajetória da Emei do Bairro Dom Almir, o impacto gerado para o bairro e toda comunidade, a transição do trabalho assistencialista de uma Instituição filantrópica – Lar de Amparo e promoção Humana para uma instituição inserida nas políticas públicas, alcançando o público infantil, na primeira etapa da educação básica, de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Falar sobre a Emei, a prática no exercício como educadora infantil nesta escola infantil da rede municipal de ensino, no setor periférico da cidade de Uberlândia-MG, com o auxílio de autores em um diálogo entre a História, a Pedagogia e a Sociologia, foi-se construindo o caminho para conhecer as estruturas conquistadas, historicamente recentes, para acolher este público infantil, seu lugar, sua importância na sociedade. O historiador Àries(1981) na História Social da Infância e da criança, investiga sobre a ausência do “sentimento de infância” e observa através da iconografia a partir da Idade Média, os hábitos, as vestimentas, a adultilização da criança, o surgimento do conceito de infância, tendo a criança como sujeito social e de direitos. Ao encontro destas percepções, desenvolve uma estrutura educacional adequada, trazendo a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança conforme pesquisas bibliográficas de Freire (2015),pensador e educador que compreende a escola como um espaço social que estimula o desenvolvimento científico do sujeito da escola cidadã incluindo propostas de autonomia, através da integração da educação com a cultura e o trabalho, a visão interdisciplinar, o envolvimento continuo dos professores e parceria entre escola e comunidade para enfrentamento social. Concluindo assim, que a interpretação que a sociedade faz sobre a concepção que se tem da criança e infância, transitando e contribuindo para a formulação de políticas públicas educacionais, trazendo a relevância do trabalho assistencial dispensado pela ONG naquela comunidade, percebendo-se a necessidade de implementar uma instituição pedagógica, social, cultural para desenvolver e atender o público da Educação Infantil Palavras-chave: Infância, criança, ONG, Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode96231138-
Appears in Collections:TCC - História

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