Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32182
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Experiências de sequência didática com letras de música para o ensino de língua Inglesa
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence experiences with song lyrics for english language teaching
Autor(es): Costa Júnior, Francisco Genival
Primeiro orientador: Mello, Dilma Maria de
Primeiro membro da banca: Cabral Bengezen, Viviane
Segundo membro da banca: Costa Ribas, Fernanda
Resumo: Nesta pesquisa, baseada nos construtos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015), investiguei narrativamente minha própria experiência de planejamento de uma sequência didática com letra de música para o ensino de língua inglesa. Em minha pesquisa atuei como pesquisador-participante e através deste estudo procurei responder a seguinte questão de pesquisa: Como a experiência de planejamento de sequência didática pode ser e como pode contribuir para o desenvolvimento de minha prática como docente de língua inglesa? O meu contexto de pesquisa foi o processo de planejamento da minha sequência didática que ocorreu enquanto eu era professor de Inglês de uma escola pública. Para compor os textos de campo, escrevi narrativas sobre minha experiência vivida durante o processo de planejamento das diferentes versões de uma sequência didática. Na composição de sentidos adotei a perspectiva de (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). Ao final de meu estudo, construí diferentes olhares práticos, teóricos e metodológicos sobre a minha própria prática, sobre a concepção de uma sequência didática e sobre o processo de planejamento e de autoria docente.
Abstract: In this research, based on the theoretical and methodological constructs of narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015), I narratively investigated my own experience of planning a didactic sequence with song lyrics for English language teaching. In my research I acted as a participant researcher and through this study I tried to answer the following research question: How can the teaching sequence planning experience be and how can it contribute to the development of my practice as an English teacher? My research context was the process of planning my didactic sequence that occurred while I was an English teacher at a public school. To compose the field texts, I wrote narratives about my experience during the planning process of the different versions of a didactic sequence. In the composition of meanings, I adopted the perspective of (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). At the end of my study, I built different practical, theoretical and methodological perspectives of my own practice, on the design of a didactic sequence and on the planning and teaching authorship process.
Palavras-chave: sequência didática
música
pesquisa narrativa
ensino e aprendizagem de língua inglesa
didactic sequence
song lyrics
Narrative Inquiry
teaching and learning English
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: COSTA JÚNIOR, Genival Francisco. Experiências de Sequência Didática com letras de música para o ensino de Língua Inglesa. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.189
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32182
Data de defesa: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExperiênciasSequênciaDidática.pdfDissertação744.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons