Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32139
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5449-9028
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Formação de professores, o PIBID e a relação teoria e prática: Diálogos com a docência e a produção acadêmica
Autor: Fernandes Júnior, José Reginaldo
Primer orientador: Amaral, Gislene Alves do
Primer miembro de la banca: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Segundo miembro de la banca: Lima, Solange Rodovalho
Resumen: O presente estudo tem como objetivo analisar a experiência de formação continuada de professoras supervisoras do PIBID na área da educação física com a finalidade de apontar as possibilidades para o trabalho educativo, considerando a unidade dialética teoria-prática. Ancora-se na pesquisa qualitativa, baseando-se no uso dos seguintes instrumentos: o estudo bibliográfico de alguns autores e na técnica de coleta de dados a partir da aplicação de um questionário com o objetivo de caracterizar as participantes e uma entrevista para extrair os dados e informações necessários diretamente da realidade das professoras participantes. A pesquisa foi realizada com professoras docentes da educação básica que participaram como supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). Os resultados deste estudo nos mostraram que a partir da compreensão das professoras foi possível perceber que há uma prevalência da visão dialética da relação teoria e prática, na prática docente destas professoras. Além disso, a pesquisa nos mostrou que há uma polarização no curso de educação física entre as áreas das ciências humanas e pedagogia com as disciplinas das áreas das ciências biológicas, esta polarização foi percebida pelas professoras supervisoras no momento em que os alunos licenciandos (as) do curso participaram do PIBID.
Abstract: The present study aims to analyze the experience of continuing education of supervisor teachers at PIBID in the field of physical education in order to point out the possibilities for educational work, considering the theory-practice dialectical unit. It is based on qualitative research, based on the use of the following instruments: the bibliographic study of some authors and the data collection technique based on the application of a questionnaire with the objective of characterizing the participants and an interview to extract the data and necessary information directly from the reality of the participating teachers. The research was carried out with basic education teachers who participated as supervisors of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID). The results of this study showed us that from the understanding of the teachers it was possible to perceive that there is a prevalence of the dialectical view of the theory and practice relationship in the teaching practice of these teachers. In addition, the research showed us that there is a polarization in the physical education course between the areas of human sciences and pedagogy with disciplines in the areas of biological sciences, this polarization was perceived by the supervising teachers at the time that the undergraduate students of the course participated in PIBID.
Palabras clave: Formação docente
PIBID
Teoria e prática
Teacher training.
Theory and practice
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FERNANDES JÚNIOR, José Reginaldo. Formação de professores, o PIBID e a relação teoria e prática: Diálogos com a docência e a produção acadêmica. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32139
Fecha de defensa: 15-jun-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FormaçãoProfessoresPibid.pdfTCC1.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.