Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes Júnior, José Reginaldo-
dc.date.accessioned2021-06-22T19:51:50Z-
dc.date.available2021-06-22T19:51:50Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.citationFERNANDES JÚNIOR, José Reginaldo. Formação de professores, o PIBID e a relação teoria e prática: Diálogos com a docência e a produção acadêmica. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32139-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the experience of continuing education of supervisor teachers at PIBID in the field of physical education in order to point out the possibilities for educational work, considering the theory-practice dialectical unit. It is based on qualitative research, based on the use of the following instruments: the bibliographic study of some authors and the data collection technique based on the application of a questionnaire with the objective of characterizing the participants and an interview to extract the data and necessary information directly from the reality of the participating teachers. The research was carried out with basic education teachers who participated as supervisors of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID). The results of this study showed us that from the understanding of the teachers it was possible to perceive that there is a prevalence of the dialectical view of the theory and practice relationship in the teaching practice of these teachers. In addition, the research showed us that there is a polarization in the physical education course between the areas of human sciences and pedagogy with disciplines in the areas of biological sciences, this polarization was perceived by the supervising teachers at the time that the undergraduate students of the course participated in PIBID.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.subjectTeacher training.pt_BR
dc.subjectTheory and practicept_BR
dc.titleFormação de professores, o PIBID e a relação teoria e prática: Diálogos com a docência e a produção acadêmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Gislene Alves do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706909H4&tokenCaptchar=03AGdBq240nZYs7TZeP2zt2nKSw0C_CivV7GOGPbh_t_Sxpfkn-mUMsED5f75GxoFjJus0VG-vxZijKXNgDNM_qvEneigo8GoAYAHRHqewFp3J74tRZePqR_26Lt9oKvo5KP3jUzRd_b91IeZKU_rh6JasqR3KK4yC1IqjmJ-dVR3jbgrHRLuzfgonCnYhNNOVSkuetXPFMhKYZWm-HTyeRCvj7CGFG0rGvIOjZ_4Sdebt1Id432H4ALkWnY2UtnQS50sGpUtSZwwZDqdmUxzgjHapO3YWvdJt-aEPgygXyVI4Xbw3Cqj5wlZOPpS9vtTW_JejtWGBk_9niB1rtyF8oCypa-TgE04iwFFZ2Hfo9_hdNZU5DuiDdYPH1jTAHlD_VK6e9JQXRQYrneZ1YDYCpBwcLhTTmpgIwWNCyKD-Z29_UCGMA2VDChcEewwVkE2OxoK1IogVEVk_Ty4CEdfHcjssILeK7xs53Apt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Marina Ferreira de Souza-
dc.contributor.referee2Lima, Solange Rodovalho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=7F36C425FC6145857DA280CA892105DE.buscatextual_0pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar a experiência de formação continuada de professoras supervisoras do PIBID na área da educação física com a finalidade de apontar as possibilidades para o trabalho educativo, considerando a unidade dialética teoria-prática. Ancora-se na pesquisa qualitativa, baseando-se no uso dos seguintes instrumentos: o estudo bibliográfico de alguns autores e na técnica de coleta de dados a partir da aplicação de um questionário com o objetivo de caracterizar as participantes e uma entrevista para extrair os dados e informações necessários diretamente da realidade das professoras participantes. A pesquisa foi realizada com professoras docentes da educação básica que participaram como supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). Os resultados deste estudo nos mostraram que a partir da compreensão das professoras foi possível perceber que há uma prevalência da visão dialética da relação teoria e prática, na prática docente destas professoras. Além disso, a pesquisa nos mostrou que há uma polarização no curso de educação física entre as áreas das ciências humanas e pedagogia com as disciplinas das áreas das ciências biológicas, esta polarização foi percebida pelas professoras supervisoras no momento em que os alunos licenciandos (as) do curso participaram do PIBID.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode95938964-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoProfessoresPibid.pdfTCC1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.