Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32125
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8018-3876
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Calibração em serviço da câmara embarcada no mavic 2 pro
Autor: Lima, Luane Araújo
Primer orientador: Gallis, Rodrigo Bezerra de Araújo
Primer miembro de la banca: Indjai, Luziane Ribeiro
Segundo miembro de la banca: Lima, Fabiano Barbosa de
Resumen: A Calibração de Câmaras de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) é um processo importante que interfere diretamente na precisão e confiabilidade da geração do produto final, sendo necessária para os usuários do equipamento, a aplicação em câmaras de pequeno formato, são de dois tipos: Em Serviço ou Autocalibração. Este estudo de caso visa a Calibração em Serviço da Câmara Embarcada na ARP Mavic 2 Pro da DJI na Fazenda Paraíso II, uma área rural com 13,3 hectares, sendo a 21 quilômetros do Setor Central de Goiânia, localizada no Setor Sítio Recreio Paraíso Tropical, interligada pela rodovia GO-462 (Sentido de Goiânia, Santo Antônio de Goiás a Nova Veneza no estado de Goiás), onde será utilizado o método matemático da Equação de Colinearidade ajustada para o Método de BROWN (1971) onde foi utilizada para determinar os parâmetros internos da câmara e criar o Certificado de Calibração. Para a execução deste trabalho, foram utilizados: ARP Mavic 2 Pro da DJI embarcada com a Câmara Hasselbland RGB, Receptor GNSS Hiper SR da Topcon e os alvos materializados em campo feito com folhas de E.V.A. A metodologia para a obtenção dos dados foram: a escolha da área de estudo na cidade de Goiânia - Goiás, conhecimento prévio do local, planejamento do voo no aplicativo Pix4D Capture, distribuição dos pontos de controle em campo, levantamento geodésico com o receptor Hiper SR da Topcon, voo aerofotogramétrico com o Mavic 2 Pro, etapa de descarregar as informações adquiridas pelo receptor em campo no software PCCDU da Topcon, processamento dos pontos coletados em campo para correção da base no software Topcon Tools da Topcon e por meio do método do Posicionamento Por Ponto Preciso (PPP – IBGE), processamento fotogramétrico e calibração da câmara - baseada no modelo de (BROWN, 1971) no software Agisoft Metashape e validação do Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC) estabelecida pelo Decreto nº 89.817 de 1984 no software GeoPEC, utilizou-se os pontos de check e as coordenadas tomadas na foto para validação sendo Classe A na escala de 1/2000 tanto para a Planimetria quanto na Altimetria com curvas de equidistâncias de 1 m, portanto, conclui-se que o PCD é confiável e preciso.
Palabras clave: Fotogrametria
Calibração de câmaras
ARP
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LIMA, Luane Araújo. Calibração em serviço da câmara embarcada no mavic 2 pro. 2021. 141 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32125
Fecha de defensa: 16-jun-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CalibraçãoServiçoCâmara.pdfTCC11.52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.