Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32122
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9030-1453
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Competências desenvolvidas a partir das vivências de aprendizagem no curso de administração: um estudo com graduandos e egressos de uma universidade pública
Autor(es): Pereira, Bárbara Souza Lana
Primeiro orientador: Rodrigues, Henrique Geraldo
Primeiro membro da banca: Oliveira, Márcia Freire de
Segundo membro da banca: Fernandes, Vivian Duarte Couto
Resumo: Como objetivo deste estudo, pretendeu-se analisar em que medida as competências desenvolvidas pelos estudantes de um curso de graduação em administração de uma universidade pública federal se relacionam com as competências preconizadas pelo projeto pedagógico do referido curso e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, bem como examinar as atividades de aprendizagem consideradas importantes para o desenvolvimento de suas competências. A pesquisa se caracteriza como descritiva, aplicada, quantitativa, tendo sido o levantamento survey realizado com uma amostra de 103 graduandos e egressos do curso pesquisado por meio de um questionário online. Além disso, utilizou-se a análise estatística descritiva por meio da análise de distribuição de frequências. Os resultados sugerem que os alunos e os egressos pesquisados desenvolveram a maioria das competências de forma satisfatória no decorrer do curso de Administração, o que é coerente com o projeto pedagógico do curso e com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Também foi identificada a importância de determinadas atividades de aprendizagem no curso e a necessidade de melhorias relacionadas às atividades de aprendizagem vivenciadas em sala de aula e à abordagem do curso. As atividades complementares mais vivenciadas pelos participantes da pesquisa foram: eventos acadêmicos internos; feiras e exposições; e eventos acadêmicos externos. Este estudo contribui com a identificação pontos de atenção que podem ser mais bem aproveitados e relevantes na qualidade de formação e atividades de aprendizagem de futuros administradores, como a visão dos alunos e dos egressos pesquisados quanto à baixa abordagem interdisciplinar dos conteúdos das diferentes disciplinas.
Palavras-chave: Curso de administração
Desenvolvimento de competências
Atividade de aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Bárbara Souza Lana. Competências desenvolvidas a partir das vivências de aprendizagem no curso de administração: um estudo com graduandos e egressos de uma universidade pública. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32122
Data de defesa: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CompetênciasDesenvolvidasPartir.pdfTCC345.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.