Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32122
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9030-1453
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Competências desenvolvidas a partir das vivências de aprendizagem no curso de administração: um estudo com graduandos e egressos de uma universidade pública
Autor: Pereira, Bárbara Souza Lana
Primer orientador: Rodrigues, Henrique Geraldo
Primer miembro de la banca: Oliveira, Márcia Freire de
Segundo miembro de la banca: Fernandes, Vivian Duarte Couto
Resumen: Como objetivo deste estudo, pretendeu-se analisar em que medida as competências desenvolvidas pelos estudantes de um curso de graduação em administração de uma universidade pública federal se relacionam com as competências preconizadas pelo projeto pedagógico do referido curso e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, bem como examinar as atividades de aprendizagem consideradas importantes para o desenvolvimento de suas competências. A pesquisa se caracteriza como descritiva, aplicada, quantitativa, tendo sido o levantamento survey realizado com uma amostra de 103 graduandos e egressos do curso pesquisado por meio de um questionário online. Além disso, utilizou-se a análise estatística descritiva por meio da análise de distribuição de frequências. Os resultados sugerem que os alunos e os egressos pesquisados desenvolveram a maioria das competências de forma satisfatória no decorrer do curso de Administração, o que é coerente com o projeto pedagógico do curso e com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Também foi identificada a importância de determinadas atividades de aprendizagem no curso e a necessidade de melhorias relacionadas às atividades de aprendizagem vivenciadas em sala de aula e à abordagem do curso. As atividades complementares mais vivenciadas pelos participantes da pesquisa foram: eventos acadêmicos internos; feiras e exposições; e eventos acadêmicos externos. Este estudo contribui com a identificação pontos de atenção que podem ser mais bem aproveitados e relevantes na qualidade de formação e atividades de aprendizagem de futuros administradores, como a visão dos alunos e dos egressos pesquisados quanto à baixa abordagem interdisciplinar dos conteúdos das diferentes disciplinas.
Palabras clave: Curso de administração
Desenvolvimento de competências
Atividade de aprendizagem
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PEREIRA, Bárbara Souza Lana. Competências desenvolvidas a partir das vivências de aprendizagem no curso de administração: um estudo com graduandos e egressos de uma universidade pública. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32122
Fecha de defensa: 16-jun-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CompetênciasDesenvolvidasPartir.pdfTCC345.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.