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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32110
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7471-401X |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Carregadores de veículos elétricos e seu impacto na qualidade da energia elétrica |
Alternate title (s): | Electric vehicle chargers and their impact on electricity quality |
Author: | Caetano, João Victor Araújo |
First Advisor: | Rezende, Paulo Henrique Oliveira |
First member of the Committee: | Lima, Gustavo Brito de |
Second member of the Committee: | Silvério, Eduardo Tavares |
Summary: | Com o intuito de promover um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável e reduzir os impactos ambientais causados pelos veículos à combustão, há um incentivo crescente ao uso de carros elétricos ou híbridos como alternativa aos convencionais. No entanto, a viabilidade destes veículos ainda é questionada por conta da autonomia das baterias e da estrutura da rede de energia elétrica necessária para suprir seu carregamento. Este trabalho visa mensurar os impactos da inserção de um sistema de carregamento de baterias de veículos elétricos na rede elétrica de distribuição e compará-lo com os principais indicadores da qualidade da energia elétrica descritos no módulo 8 do PRODIST, verificando quais as possíveis consequências que essa mudança de tecnologia para transporte poderá implicar do ponto de vista de distribuição de energia elétrica. Modelando um conversor CC-CC Boost de um carregador de veículos elétricos com circuito de controle da razão cíclica para correção de fator de potência, é possível notar uma grande redução na magnitude do pico da corrente de entrada bem como no nível de distorção harmônica, aproximando o fator de potência ao valor unitário e adequando a qualidade de energia elétrica aos valores dos indicadores estabelecidos. |
Abstract: | With the intent of promoting a more sustainable socio-economic development and reducing the impacts caused by combustion vehicles, there is a growing incentive to use electric or hybrid cars as an alternative to the conventional ones. However, the viability of these vehicles is still questioned due to the autonomy of the batteries and the structure of the electricity network needed to supply their charging. This work aims to measure the impacts of the insertion of a charging system for electric vehicle batteries in the electric distribution network and compare it to the main indicators of the quality of the electric power described in PRODIST’s module 8, verifying the possible consequences that this change of technology for transportation may imply from the electric power distribution point of view. Modelling a DC-DC Boost converter of an electric vehicle charger with duty cycle control for power factor correction, it is possible to notice a great reduction in the magnitude of the peak of the input current as well as in the harmonic distortion level, approaching the power factor to the unitary value and complying with the established electric power quality indicators. |
Keywords: | Conversor Boost PFC Boost PFC Converter Carregadores Chargers Veículos elétricos Electric vehicles Qualidade da energia elétrica Electric power quality |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::CONVERSAO E RETIFICACAO DA ENERGIA ELETRICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | CAETANO, João Victor Araújo. Carregadores de veículos elétricos e seu impacto na qualidade da energia elétrica. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32110 |
Date of defense: | 2-Jun-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Elétrica |
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