Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32060
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Valor adicionado e valor de mercado: uma análise teórica
Título(s) alternativo(s): Added value and market value: a theoretical analysis
Autor(es): Costa, Fernando Henrique David da
Primeiro orientador: Fodra, Marcelo
Primeiro membro da banca: Penedo, Antônio Sérgio Torres
Segundo membro da banca: Machado, Sany Karla
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo bibliográfico, buscando conhecer os principais conceitos relacionados com o valor adicionado e o valor de mercado, relacionados com a gestão da performance financeira das empresas. Foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, mediante consulta em periódicos nacionais e trabalhos acadêmicos que versaram sobre a temática valor adicionado e valor de mercado, utilizando dados secundários. Os resultados mostraram que a literatura sobre o tema valor adicionado evoluiu desde a sua utilização inicial, desenvolvendo-se para a gestão baseada em valor das empresas e em direção do uso mais amplo de indicadores como o MVA e o WMVA.
Abstract: The objective of this work was to carry out a bibliographic study, seeking to know the main concepts related to the added value and the market value, related to the management of the financial performance of the companies. A descriptive research was carried out, by consulting national journals and academic papers that dealt with the theme of added value and market value, using secondary data. The results showed that the literature on the topic of added value has evolved since its initial use, developing towards the value-based management of companies and towards the wider use of indicators such as MVA and WMVA.
Palavras-chave: Valor adicionado
Added value
Valor de mercado
Market value
Gestão baseada em valor
Value based management
DVA
DVA
EVA
EVA
MVA
MVA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Fernando Henrique David da Costa. Valor adicionado e valor de mercado: uma análise teórica. 2020. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32060
Data de defesa: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValorAdicionadoValor.pdfTCC505.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons