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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3831-9503
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Verificação de dimensionamento dinâmico de estrutura em aço: Estudo de caso para uma passarela sobre linha férrea
Título (s) alternativo (s): Verification of dynamic sizing of steel structure: Case study for a walkway over a railway line
Autor: Cunha, Isabella Duarte Rodrigues da
Primer orientador: Vieira, Gregório Sandro
Primer miembro de la banca: Gonçalves, Lauren Karoline de Sousa
Segundo miembro de la banca: Nunes, Gabriel Vieira
Resumen: Com a função de facilitar a travessia de obstáculos como vias urbanas, vales secos ou cursos d’água, as passarelas são um tipo de estrutura que podem apresentar desafios em sua concepção. A medida em que se usam materiais mais resistentes, permite-se o uso de elementos estruturais com maior esbeltez, o que resulta na manifestação de comportamentos que antes poderiam ser desprezados, mas que agora passam a ser relevantes como as vibrações excessivas que causam grande desconforto aos usuários. Este trabalho analisou o comportamento dinâmico de uma passarela confeccionada com elementos estruturais em aço com a utilização do programa SAP2000. Para a análise dinâmica na estrutura considerou-se os modos de frequência natural encontrados na modelagem numérica e a partir de suas indicações foi possível realizar uma verificação para saber se a estrutura a ser dimensionada também necessita de uma análise mais específica em relação ao efeito dinâmico, o qual é, muitas vezes, negligenciado nos cálculos. A partir dos dados obtidos pela análise computacional, comparou-se os valores de frequência do modo de flexão da passarela com limite normativo de 3Hz da ABNT NBR8800:2008, limite esse estabelecido para que não ocorra ressonância da estrutura com o caminhar humano, e os seus valores de período, no modo de deslocamento lateral, com o limite de 1s da ABNT 6123:1988, limite para que a parcela flutuante de esforços precise ser considerada. Desta forma os dados evidenciam que a estrutura analisada atende tais critérios, sendo verificada em relação aos efeitos dinâmicos.
Abstract: With the function of facilitating the crossing of obstacles such as urban roads, dry valleys or watercourses, walkways are a type of structure that can present challenges in its design. As more resistant materials are used, the use of structural elements with greater slenderness is allowed, which results in the manifestation of behaviors that previously could be neglected, but which now become relevant, such as excessive vibrations that cause great discomfort to users. This work analyzed the dynamic behavior of a walkway made with structural steel elements using the SAP2000 program. For the dynamic analysis of the structure, the natural frequency modes found in the numerical modeling were considered and from their indications it was possible to carry out a check to know if the structure to be designed also needs a more specific analysis in relation to the dynamic effect, which is often neglected in calculations. From the data obtained by the computational analysis, the frequency values of the footbridge flexion mode were compared with the normative limit of 3Hz of the ABNT NBR8800:2008, a limit established so that there is no resonance of the structure with human walking, and the its period values, in lateral displacement mode, with the limit of 1s of ABNT 6123:1988, limit for which the floating portion of efforts needs to be considered. Thus, the data show that the analyzed structure meets these criteria, being verified in relation to the dynamic effects.
Palabras clave: Passarela
Estrutura em aço
Ação dinâmica
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS METALICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CUNHA, Isabella Duarte Rodrigues da. Verificação de dimensionamento dinâmico de estrutura em aço: Estudo de caso para uma passarela sobre linha férrea. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32028
Fecha de defensa: 9-jun-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Civil

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