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dc.creatorCunha, Isabella Duarte Rodrigues da-
dc.date.accessioned2021-06-17T15:35:34Z-
dc.date.available2021-06-17T15:35:34Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.citationCUNHA, Isabella Duarte Rodrigues da. Verificação de dimensionamento dinâmico de estrutura em aço: Estudo de caso para uma passarela sobre linha férrea. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32028-
dc.description.abstractWith the function of facilitating the crossing of obstacles such as urban roads, dry valleys or watercourses, walkways are a type of structure that can present challenges in its design. As more resistant materials are used, the use of structural elements with greater slenderness is allowed, which results in the manifestation of behaviors that previously could be neglected, but which now become relevant, such as excessive vibrations that cause great discomfort to users. This work analyzed the dynamic behavior of a walkway made with structural steel elements using the SAP2000 program. For the dynamic analysis of the structure, the natural frequency modes found in the numerical modeling were considered and from their indications it was possible to carry out a check to know if the structure to be designed also needs a more specific analysis in relation to the dynamic effect, which is often neglected in calculations. From the data obtained by the computational analysis, the frequency values of the footbridge flexion mode were compared with the normative limit of 3Hz of the ABNT NBR8800:2008, a limit established so that there is no resonance of the structure with human walking, and the its period values, in lateral displacement mode, with the limit of 1s of ABNT 6123:1988, limit for which the floating portion of efforts needs to be considered. Thus, the data show that the analyzed structure meets these criteria, being verified in relation to the dynamic effects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPassarelapt_BR
dc.subjectEstrutura em açopt_BR
dc.subjectAção dinâmicapt_BR
dc.titleVerificação de dimensionamento dinâmico de estrutura em aço: Estudo de caso para uma passarela sobre linha férreapt_BR
dc.title.alternativeVerification of dynamic sizing of steel structure: Case study for a walkway over a railway linept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Gregório Sandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178154173211778pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lauren Karoline de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447850644499380pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Gabriel Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5712540777903256pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5277219780903332pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom a função de facilitar a travessia de obstáculos como vias urbanas, vales secos ou cursos d’água, as passarelas são um tipo de estrutura que podem apresentar desafios em sua concepção. A medida em que se usam materiais mais resistentes, permite-se o uso de elementos estruturais com maior esbeltez, o que resulta na manifestação de comportamentos que antes poderiam ser desprezados, mas que agora passam a ser relevantes como as vibrações excessivas que causam grande desconforto aos usuários. Este trabalho analisou o comportamento dinâmico de uma passarela confeccionada com elementos estruturais em aço com a utilização do programa SAP2000. Para a análise dinâmica na estrutura considerou-se os modos de frequência natural encontrados na modelagem numérica e a partir de suas indicações foi possível realizar uma verificação para saber se a estrutura a ser dimensionada também necessita de uma análise mais específica em relação ao efeito dinâmico, o qual é, muitas vezes, negligenciado nos cálculos. A partir dos dados obtidos pela análise computacional, comparou-se os valores de frequência do modo de flexão da passarela com limite normativo de 3Hz da ABNT NBR8800:2008, limite esse estabelecido para que não ocorra ressonância da estrutura com o caminhar humano, e os seus valores de período, no modo de deslocamento lateral, com o limite de 1s da ABNT 6123:1988, limite para que a parcela flutuante de esforços precise ser considerada. Desta forma os dados evidenciam que a estrutura analisada atende tais critérios, sendo verificada em relação aos efeitos dinâmicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS METALICASpt_BR
dc.orcid.putcode155310584-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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