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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O idiomatismo nas composições para quarteto de violões de Paulo Bellinati
Alternate title (s): The Language in compositions for guitar quartet by Paulo Bellinati
Author: Almeida, Joel Souza de
First Advisor: Machado, André Campos
First member of the Committee: Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira
Second member of the Committee: Vetromilla, Clayton Daunis
Summary: O brasileiro Paulo Bellinati (1950) é violonista, guitarrista, produtor e compositor com reconhecimento internacional por sua belíssima carreira como concertista solo e camerista, principalmente junto ao grupo Pau Brasil. Suas composições, tocadas em todas as partes do mundo, abarcam obras para violão solo, duo, trio e quarteto, além de outras formações. Sua música imprime uma ampla experiência musical com características que transcendem os conceitos eruditos e populares, misturando teorias e técnicas às sonoridades e ritmos populares brasileiros. Em alguns momentos isto se dá com leves pitadas jazzísticas. Esta pesquisa analisa cinco obras para quarteto de violões deste compositor, identificando e destacando procedimentos e técnicas que, em tese, servem como referência para a elaboração de novos arranjos e composições para aquela formação. Os resultados foram obtidos através de análises idiomáticas e descritivas, buscando reconhecer informações estilísticas e de gênero, técnicas instrumentais e recursos composicionais abrangendo a utilização de padrões rítmicos e melódicos, encadeamentos harmônicos, desenvolvimentos melódicos, voicings, contrapontos, polifonias e outras técnicas utilizadas pelo arranjador/compositor.
Abstract: The Brazilian Paulo Bellinati (1950) is a classical guitarist, a guitar player, a musical producer and a composer with international recognition for his beautiful career as a solo concert performer and a chamber musician, especially with the Pau Brasil group. His compositions, played all around the world, encompass works for solo guitar, duo, trio and quartet, besides other formations. His music communicates a wide musical experience with characteristics that transcend classical and popular concepts, mixing theories and techniques with popular Brazilian sounds and rhythms. In some moments this happens with light dashes of the Jazz attributes. This research analyzes five works for guitar quartets by this composer, identifying and highlighting procedures and techniques that, in theory, serve as a reference for the elaboration of new arrangements and compositions for guitar quartet formation. The results were obtained through idiomatic and descriptive analyzes, seeking to recognize stylistic and genre information, instrumental techniques and compositional resources including the use of rhythmic and melodic patterns, harmonic sequencing, melodic developments, voicings, counterpoints, polyphonies and other techniques deployed by the arranger/composer.
Keywords: Paulo Bellinati
Quarteto de Violões
Idiomatismo Musical
Guitar quartet
Musical idiomatic
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Subject: Música para violão
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Música
Quote: ALMEIDA, Joel Souza de. O idiomatismo nas composições para quarteto de violões de Paulo Bellinati. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5502
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5502
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31826
Date of defense: 11-Dec-2020
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