Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31826
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Joel Souza de-
dc.date.accessioned2021-05-31T12:33:07Z-
dc.date.available2021-05-31T12:33:07Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.citationALMEIDA, Joel Souza de. O idiomatismo nas composições para quarteto de violões de Paulo Bellinati. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5502pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31826-
dc.description.abstractThe Brazilian Paulo Bellinati (1950) is a classical guitarist, a guitar player, a musical producer and a composer with international recognition for his beautiful career as a solo concert performer and a chamber musician, especially with the Pau Brasil group. His compositions, played all around the world, encompass works for solo guitar, duo, trio and quartet, besides other formations. His music communicates a wide musical experience with characteristics that transcend classical and popular concepts, mixing theories and techniques with popular Brazilian sounds and rhythms. In some moments this happens with light dashes of the Jazz attributes. This research analyzes five works for guitar quartets by this composer, identifying and highlighting procedures and techniques that, in theory, serve as a reference for the elaboration of new arrangements and compositions for guitar quartet formation. The results were obtained through idiomatic and descriptive analyzes, seeking to recognize stylistic and genre information, instrumental techniques and compositional resources including the use of rhythmic and melodic patterns, harmonic sequencing, melodic developments, voicings, counterpoints, polyphonies and other techniques deployed by the arranger/composer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaulo Bellinatipt_BR
dc.subjectQuarteto de Violõespt_BR
dc.subjectIdiomatismo Musicalpt_BR
dc.subjectGuitar quartetpt_BR
dc.subjectMusical idiomaticpt_BR
dc.titleO idiomatismo nas composições para quarteto de violões de Paulo Bellinatipt_BR
dc.title.alternativeThe Language in compositions for guitar quartet by Paulo Bellinatipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, André Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0640395027024026pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897956176968775pt_BR
dc.contributor.referee2Vetromilla, Clayton Daunis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8453041226955389pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6908262630780058pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO brasileiro Paulo Bellinati (1950) é violonista, guitarrista, produtor e compositor com reconhecimento internacional por sua belíssima carreira como concertista solo e camerista, principalmente junto ao grupo Pau Brasil. Suas composições, tocadas em todas as partes do mundo, abarcam obras para violão solo, duo, trio e quarteto, além de outras formações. Sua música imprime uma ampla experiência musical com características que transcendem os conceitos eruditos e populares, misturando teorias e técnicas às sonoridades e ritmos populares brasileiros. Em alguns momentos isto se dá com leves pitadas jazzísticas. Esta pesquisa analisa cinco obras para quarteto de violões deste compositor, identificando e destacando procedimentos e técnicas que, em tese, servem como referência para a elaboração de novos arranjos e composições para aquela formação. Os resultados foram obtidos através de análises idiomáticas e descritivas, buscando reconhecer informações estilísticas e de gênero, técnicas instrumentais e recursos composicionais abrangendo a utilização de padrões rítmicos e melódicos, encadeamentos harmônicos, desenvolvimentos melódicos, voicings, contrapontos, polifonias e outras técnicas utilizadas pelo arranjador/compositor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration108pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5502pt_BR
dc.crossref.doibatchida06c1ffb-136c-414c-914c-bb4f2dd706c5-
dc.subject.autorizadoMúsica para violãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdiomatismoComposicoesQuarteto.pdfDissertação5.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.