Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31739
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9146-3438 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Contação de histórias como linguagem artística e prática pedagógica em sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Storytelling as artistic language and pedagogical practice in the classroom |
Autor(es): | Silva, Elaine Camargos da |
Primeiro orientador: | Leite, Vilma Campos dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Wuo, Ana Elvira |
Segundo membro da banca: | Araújo, Getúlio Goís de |
Resumo: | O presente artigo refere-se à pesquisa de mestrado profissional desenvolvida junto a crianças inseridas em sala comum da alfabetização, 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, durante o ano de 2019. Pelo fato de atuar há muitos anos como professora regente e de Literatura e Linguagem, com ênfase em contação de histórias, observei, durante as práticas pedagógicas, a importância da linguagem artística como elemento instigador, provocador de uma aprendizagem significativa em sala de aula, detive-me a ela enquanto linguagem artística na minha prática pedagógica. Para esta pesquisa, iniciei por um estudo teórico, em diálogo com vários autores e materiais de referência, que ofereceram suporte no decorrer da ação pedagógica. Como norteamento, houve o momento de contar histórias e ação pedagógica envolvendo crianças e professora, em interface com a linguagem artística na área da arte cênica, da artes visuais e da música. São linguagens artísticas primordiais para o desenvolvimento das habilidades, como: imaginação, criatividade, ludicidade, autonomia. Elas, muitas vezes, estão esquecidas ou pouco valorizadas no contexto escolar, e a contação de histórias é uma prática pedagógica que proporcionará o desenvolvimento dessas habilidades de forma prazerosa e lúdica. |
Abstract: | This article refers to the professional master's research carried out with children inserted in a common literacy room, from the 2nd year of elementary school, in a school in the Municipal Education Network of Uberlândia, during 2019. Due to the fact that I have been working as a regent teacher, Literature, and Language teacher for many years, with an emphasis on storytelling, I observed, during pedagogical practices, the importance of artistic language as a fundamental element when telling stories. As children's literature is an instigator, provoking meaningful learning in the classroom, I focused on it as an artistic language in the teacher's pedagogical practice. For this research, I started with a theoretical study, in dialogue with several authors and reference materials, which offered support during the pedagogical action. As a guideline, there was the time to tell stories and pedagogical practice involving children and teacher, in interface with artistic language in the area of scenic art, visual art and music. They are fundamental artistic languages for the development of skills, such as: imagination, creativity, playfulness, autonomy. They are often overlooked or little valued in the school context, and storytelling is a pedagogical practice that will provide the development of these skills in a pleasant and playful way. |
Palavras-chave: | Literatura Infantil Contação de Histórias Afetividade Prática Pedagógica Children's literature Storytelling Pedagogical Practice Affectivity |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Assunto: | Literatura infantil Contação de história Prática pedagógica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Referência: | SILVA, Elaine Camargos da. Contação de histórias como linguagem artística e prática pedagógica em sala de aula. 2020. 33 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.680 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.680 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31739 |
Data de defesa: | 10-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ContacaoHistoriasLinguagem.pdf | Dissertação | 1.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons