Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Elaine Camargos da-
dc.date.accessioned2021-05-12T11:35:55Z-
dc.date.available2021-05-12T11:35:55Z-
dc.date.issued2020-09-10-
dc.identifier.citationSILVA, Elaine Camargos da. Contação de histórias como linguagem artística e prática pedagógica em sala de aula. 2020. 33 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.680pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31739-
dc.description.abstractThis article refers to the professional master's research carried out with children inserted in a common literacy room, from the 2nd year of elementary school, in a school in the Municipal Education Network of Uberlândia, during 2019. Due to the fact that I have been working as a regent teacher, Literature, and Language teacher for many years, with an emphasis on storytelling, I observed, during pedagogical practices, the importance of artistic language as a fundamental element when telling stories. As children's literature is an instigator, provoking meaningful learning in the classroom, I focused on it as an artistic language in the teacher's pedagogical practice. For this research, I started with a theoretical study, in dialogue with several authors and reference materials, which offered support during the pedagogical action. As a guideline, there was the time to tell stories and pedagogical practice involving children and teacher, in interface with artistic language in the area of scenic art, visual art and music. They are fundamental artistic languages for the development of skills, such as: imagination, creativity, playfulness, autonomy. They are often overlooked or little valued in the school context, and storytelling is a pedagogical practice that will provide the development of these skills in a pleasant and playful way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectContação de Históriaspt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicept_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.titleContação de histórias como linguagem artística e prática pedagógica em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeStorytelling as artistic language and pedagogical practice in the classroompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413593325398183pt_BR
dc.contributor.referee1Wuo, Ana Elvira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0861896066422077pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Getúlio Goís de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7690268859297491pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0877486302903098pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo refere-se à pesquisa de mestrado profissional desenvolvida junto a crianças inseridas em sala comum da alfabetização, 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, durante o ano de 2019. Pelo fato de atuar há muitos anos como professora regente e de Literatura e Linguagem, com ênfase em contação de histórias, observei, durante as práticas pedagógicas, a importância da linguagem artística como elemento instigador, provocador de uma aprendizagem significativa em sala de aula, detive-me a ela enquanto linguagem artística na minha prática pedagógica. Para esta pesquisa, iniciei por um estudo teórico, em diálogo com vários autores e materiais de referência, que ofereceram suporte no decorrer da ação pedagógica. Como norteamento, houve o momento de contar histórias e ação pedagógica envolvendo crianças e professora, em interface com a linguagem artística na área da arte cênica, da artes visuais e da música. São linguagens artísticas primordiais para o desenvolvimento das habilidades, como: imaginação, criatividade, ludicidade, autonomia. Elas, muitas vezes, estão esquecidas ou pouco valorizadas no contexto escolar, e a contação de histórias é uma prática pedagógica que proporcionará o desenvolvimento dessas habilidades de forma prazerosa e lúdica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.680pt_BR
dc.orcid.putcode93749211-
dc.crossref.doibatchidabbcb0d9-32ed-43d0-89c2-9d1aa90f3674-
dc.subject.autorizadoLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.autorizadoContação de históriapt_BR
dc.subject.autorizadoPrática pedagógicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContacaoHistoriasLinguagem.pdfDissertação1.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons