Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31724
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6732-7476
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os shopping centers na configuração das cidades médias: o papel do Brasil Park Shopping no espaço intraurbano de Anápolis-GO
Título(s) alternativo(s): Shopping centers in the configuration of medium-sized cities: the role of Brasil Park Shopping in the intra-urban space of Anápolis-GO
Autor(es): Mendonça, Adriel Simões de
Primeiro orientador: Garrefa, Fernando
Primeiro membro da banca: Soares, Beatriz Ribeiro
Segundo membro da banca: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Resumo: Os shopping centers são grandes equipamentos comerciais e de serviços, cuja produção, no espaço urbano, contempla, em geral, interesses fundiários e imobiliários relativos aos grandes empreendimentos, gerando impactos na estruturação do espaço urbano, o que varia segundo o porte do centro comercial planejado e da cidade o mesmo está inserido. A dissertação tem por objetivo investigar como as transformações do espaço urbano da cidade de Anápolis, a partir da implantação do Brasil Park Shopping, quanto o espaço da cidade foi se transformando e se readequando para atender as necessidades criadas por esse novo equipamento; e como os mesmos provocaram modificações do espaço arquitetônico e urbano, sobre a edificação da cidade ao mesmo tempo que lida com as suas preexistências, sejam elas naturais, edificadas ou culturais. Para tanto, faz-se uma discussão a respeito do conceito, características e tipologias das cidades médias, bem como uma explanação sobre a definição de Shoppings Centers e a sua dinâmica nas nessas cidades. Apresenta-se Anápolis, cidade do objeto de estudo, evidenciando sua importância ao longo de sua história, a força de sua economia e seu papel como cidade média. Conseguinte, inicia-se os estudos do Brasil Park Shopping, analisando seu contexto, estrutura e principalmente, os impactos urbanos no espaço intraurbano de Anápolis. Para tal, aplicou-se um questionário com usuários desse equipamento, no intuito de obter dados importantes a serem analisados para comprovar tais impactos urbanos, pretendendo delinear diretrizes para futuros empreendimentos da mesma tipologia.
Abstract: The shopping centers are large commercial and service equipment, whose production, in the urban space, contemplates, in general, land and real estate interests related to large enterprises, generating impacts on the structuring of the urban space, which varies according to the size of the planned shopping center. and the city is inserted. The dissertation aims to investigate how the transformations of the urban space of the city of Anápolis, from the implantation of Brasil Park Shopping, how much the space of the city has been transforming and adapting itself to meet the needs created by this new equipment; and how they caused changes in the architectural and urban space, on the building of the city at the same time that it deals with its pre-existences, be they natural, built or cultural. To this end, a discussion is made about the concept, characteristics and typologies of medium-sized cities, as well as an explanation of the definition of shopping centers and their dynamics in those cities. Anápolis, city of the object of study, is presented, evidencing its importance throughout its history, the strength of its economy and its role as an average city. Consequently, studies of Brasil Park Shopping are started, analyzing its context, structure and, mainly, the urban impacts in the intra-urban space of Anápolis. To this end, a questionnaire was applied to users of this equipment, in order to obtain important data to be analyzed to prove such urban impacts, aiming to outline guidelines for future projects of the same type.
Notas: Para melhor visualização deste trabalho, recomenda-se a exibição em duas páginas no leitor de PDF.
Palavras-chave: Shopping Centers
Espaço Urbano
Cidade
impactos urbanos
Shopping Centers
Urban Space
City
urban impacts
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANO
Assunto: Arquitetura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Referência: MENDONÇA, Adriel Simões de Mendonça. Os shopping centers na configuração das cidades médias: o papel do Brasil Park Shopping no espaço intraurbano de Anápolis-GO. 2020. 256 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.829
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.829
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31724
Data de defesa: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ShoppingCentersConfiguração.pdfDissertação330.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons