Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendonça, Adriel Simões de-
dc.date.accessioned2021-05-07T17:55:09Z-
dc.date.available2021-05-07T17:55:09Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Adriel Simões de Mendonça. Os shopping centers na configuração das cidades médias: o papel do Brasil Park Shopping no espaço intraurbano de Anápolis-GO. 2020. 256 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.829pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31724-
dc.descriptionPara melhor visualização deste trabalho, recomenda-se a exibição em duas páginas no leitor de PDF.pt_BR
dc.description.abstractThe shopping centers are large commercial and service equipment, whose production, in the urban space, contemplates, in general, land and real estate interests related to large enterprises, generating impacts on the structuring of the urban space, which varies according to the size of the planned shopping center. and the city is inserted. The dissertation aims to investigate how the transformations of the urban space of the city of Anápolis, from the implantation of Brasil Park Shopping, how much the space of the city has been transforming and adapting itself to meet the needs created by this new equipment; and how they caused changes in the architectural and urban space, on the building of the city at the same time that it deals with its pre-existences, be they natural, built or cultural. To this end, a discussion is made about the concept, characteristics and typologies of medium-sized cities, as well as an explanation of the definition of shopping centers and their dynamics in those cities. Anápolis, city of the object of study, is presented, evidencing its importance throughout its history, the strength of its economy and its role as an average city. Consequently, studies of Brasil Park Shopping are started, analyzing its context, structure and, mainly, the urban impacts in the intra-urban space of Anápolis. To this end, a questionnaire was applied to users of this equipment, in order to obtain important data to be analyzed to prove such urban impacts, aiming to outline guidelines for future projects of the same type.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectShopping Centerspt_BR
dc.subjectEspaço Urbanopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectimpactos urbanospt_BR
dc.subjectShopping Centerspt_BR
dc.subjectUrban Spacept_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjecturban impactspt_BR
dc.titleOs shopping centers na configuração das cidades médias: o papel do Brasil Park Shopping no espaço intraurbano de Anápolis-GOpt_BR
dc.title.alternativeShopping centers in the configuration of medium-sized cities: the role of Brasil Park Shopping in the intra-urban space of Anápolis-GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Garrefa, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120994568245761pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Beatriz Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1556085029126611pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5952469363753418pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoOs shopping centers são grandes equipamentos comerciais e de serviços, cuja produção, no espaço urbano, contempla, em geral, interesses fundiários e imobiliários relativos aos grandes empreendimentos, gerando impactos na estruturação do espaço urbano, o que varia segundo o porte do centro comercial planejado e da cidade o mesmo está inserido. A dissertação tem por objetivo investigar como as transformações do espaço urbano da cidade de Anápolis, a partir da implantação do Brasil Park Shopping, quanto o espaço da cidade foi se transformando e se readequando para atender as necessidades criadas por esse novo equipamento; e como os mesmos provocaram modificações do espaço arquitetônico e urbano, sobre a edificação da cidade ao mesmo tempo que lida com as suas preexistências, sejam elas naturais, edificadas ou culturais. Para tanto, faz-se uma discussão a respeito do conceito, características e tipologias das cidades médias, bem como uma explanação sobre a definição de Shoppings Centers e a sua dinâmica nas nessas cidades. Apresenta-se Anápolis, cidade do objeto de estudo, evidenciando sua importância ao longo de sua história, a força de sua economia e seu papel como cidade média. Conseguinte, inicia-se os estudos do Brasil Park Shopping, analisando seu contexto, estrutura e principalmente, os impactos urbanos no espaço intraurbano de Anápolis. Para tal, aplicou-se um questionário com usuários desse equipamento, no intuito de obter dados importantes a serem analisados para comprovar tais impactos urbanos, pretendendo delinear diretrizes para futuros empreendimentos da mesma tipologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration256pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.829pt_BR
dc.orcid.putcode93478554-
dc.crossref.doibatchid898f91cf-e7f2-4654-b746-28173253d3e2-
dc.subject.autorizadoArquiteturapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ShoppingCentersConfiguração.pdfDissertação330.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons