Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31724
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6732-7476
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Os shopping centers na configuração das cidades médias: o papel do Brasil Park Shopping no espaço intraurbano de Anápolis-GO
Alternate title (s): Shopping centers in the configuration of medium-sized cities: the role of Brasil Park Shopping in the intra-urban space of Anápolis-GO
Author: Mendonça, Adriel Simões de
First Advisor: Garrefa, Fernando
First member of the Committee: Soares, Beatriz Ribeiro
Second member of the Committee: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Summary: Os shopping centers são grandes equipamentos comerciais e de serviços, cuja produção, no espaço urbano, contempla, em geral, interesses fundiários e imobiliários relativos aos grandes empreendimentos, gerando impactos na estruturação do espaço urbano, o que varia segundo o porte do centro comercial planejado e da cidade o mesmo está inserido. A dissertação tem por objetivo investigar como as transformações do espaço urbano da cidade de Anápolis, a partir da implantação do Brasil Park Shopping, quanto o espaço da cidade foi se transformando e se readequando para atender as necessidades criadas por esse novo equipamento; e como os mesmos provocaram modificações do espaço arquitetônico e urbano, sobre a edificação da cidade ao mesmo tempo que lida com as suas preexistências, sejam elas naturais, edificadas ou culturais. Para tanto, faz-se uma discussão a respeito do conceito, características e tipologias das cidades médias, bem como uma explanação sobre a definição de Shoppings Centers e a sua dinâmica nas nessas cidades. Apresenta-se Anápolis, cidade do objeto de estudo, evidenciando sua importância ao longo de sua história, a força de sua economia e seu papel como cidade média. Conseguinte, inicia-se os estudos do Brasil Park Shopping, analisando seu contexto, estrutura e principalmente, os impactos urbanos no espaço intraurbano de Anápolis. Para tal, aplicou-se um questionário com usuários desse equipamento, no intuito de obter dados importantes a serem analisados para comprovar tais impactos urbanos, pretendendo delinear diretrizes para futuros empreendimentos da mesma tipologia.
Abstract: The shopping centers are large commercial and service equipment, whose production, in the urban space, contemplates, in general, land and real estate interests related to large enterprises, generating impacts on the structuring of the urban space, which varies according to the size of the planned shopping center. and the city is inserted. The dissertation aims to investigate how the transformations of the urban space of the city of Anápolis, from the implantation of Brasil Park Shopping, how much the space of the city has been transforming and adapting itself to meet the needs created by this new equipment; and how they caused changes in the architectural and urban space, on the building of the city at the same time that it deals with its pre-existences, be they natural, built or cultural. To this end, a discussion is made about the concept, characteristics and typologies of medium-sized cities, as well as an explanation of the definition of shopping centers and their dynamics in those cities. Anápolis, city of the object of study, is presented, evidencing its importance throughout its history, the strength of its economy and its role as an average city. Consequently, studies of Brasil Park Shopping are started, analyzing its context, structure and, mainly, the urban impacts in the intra-urban space of Anápolis. To this end, a questionnaire was applied to users of this equipment, in order to obtain important data to be analyzed to prove such urban impacts, aiming to outline guidelines for future projects of the same type.
Notes: Para melhor visualização deste trabalho, recomenda-se a exibição em duas páginas no leitor de PDF.
Keywords: Shopping Centers
Espaço Urbano
Cidade
impactos urbanos
Shopping Centers
Urban Space
City
urban impacts
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANO
Subject: Arquitetura
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Quote: MENDONÇA, Adriel Simões de Mendonça. Os shopping centers na configuração das cidades médias: o papel do Brasil Park Shopping no espaço intraurbano de Anápolis-GO. 2020. 256 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.829
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.829
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31724
Date of defense: 30-Nov-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ShoppingCentersConfiguração.pdfDissertação330.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons