Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31707
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7962-9623 |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Inclusão digital dos surdos: desafios sociais e produção do conhecimento |
Título(s) alternativo(s): | Digital inclusion of the deaf people: social challenges and knowledge production |
Autor(es): | Medeiros, Ana Cláudia Jacinto Peixoto |
Primeiro orientador: | Silva, Lázara Cristina da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
Segundo membro da banca: | Borges, Maria Celia |
Terceiro membro da banca: | Zardo, Sinara Pollom |
Quarto membro da banca: | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação”,e se propôs a refletir sobre a importância da elaboração e implementação de políticas públicas de inclusão digital específicas para pessoas Surdas. Seu problema de pesquisa se pautou nas seguintes questões: a) como as TICs podem colaborar com a ampliação das possibilidades de comunicação e de inclusão das pessoas Surdas? b) Quais os pré-requisitos para que seus processos de inclusão digital ocorram? c) Quais as condições sociais, econômicas e políticas experimentadas pelas pessoas Surdas nos processos de inclusão digital? d) Como as pessoas Surdas têm buscado, coletivamente, participar do mundo digital? e) Existem políticas públicas nacionais destinadas à inclusão digital das pessoas Surdas no Brasil no período correspondente a 1995 a 2018? f)Existem contribuições da pesquisa científica/acadêmica nos processos de inclusão digital das políticas públicas brasileiras voltadas para o público Surdo? Com base nesses questionamentos, definiu-se como objetivo geral analisar e compreender as políticas públicas de inclusão digital das pessoas Surdas brasileiras no período de 1995 a 2018, bem como as contribuições das pesquisas científicas/acadêmicas neste processo. Quanto aos objetivos específicos, considerando a realidade das pessoas Surdas brasileiras no período correspondente a1995a 2018, pretende-se identificar e analisar: a) A existência de políticas públicas nacionais voltadas para a sua inclusão digital; b) A existência de pré-requisitos para a sua inclusão digital; c) O uso das TICs para a ampliação das possibilidades de sua inclusão digital; d) As implicações das políticas públicas e das relações de poder nos processos de inclusão digital; e) As formas utilizadas, coletivamente, para a sua participação na inclusão digital; f) O papel das políticas públicas no fomento à pesquisa científica e nos processos de inclusão digital. Trata-se de um estudo bibliográfico exploratório que, embasado nos estudos de Foucault a respeito dos processos de linguagem e das relações de poder na constituição dos sujeitos, pretendeu compreender a importância das políticas públicas nos processos de inclusão digital dos sujeitos Surdos brasileiros no período correspondente a 1995 a 2018, com dados empíricos coletados na plataforma Capes. Ao final, dentre as principais considerações, aponta-se a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de coleta e tratamento de dados a respeito da situação social, econômica e educacional das pessoas Surdas para averiguar suas reais condições de vida e, assim, contribuir com a elaboração e a implementação de políticas públicas de inclusão digital que melhor atendam às especificidades destas pessoas. |
Abstract: | This research was developed in the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Uberlândia, in the Investigation Field of “State, Politics and Education Management” and intended to think about the importance of elaboration and implementation of public policies of digital inclusion related specifically to deaf people. Therefore, the focus of this paper concerns to these following issues: a) How can the Communication and Information Technologies (CITs) contribute to the amplification of the communication possibilities and the inclusion process of deaf people? b) What are the prerequisites to occur the process of digital inclusion? c) What are the social, economic and political conditions experienced by the deaf people in these processes of digital inclusion? d) How have intended the deaf people participate of the digital world? e) Are there public national policies earmarked to the digital inclusion of Brazilian deaf people in the period between 1995 and 2018? f) Are there contributions of academic and scientific research in the processes of digital inclusion of the Brazilian public policies targeted to the deaf people? Considering these questions, this paper aimed to analyze and comprehend the public policies of digital inclusion of the Brazilian deaf people between 1995 and 2018, as well as the contributions of scientific and academic research in this process. The specific goals, considering the reality of the Brazilian deaf people in the mentioned period of years, intend to identify and to analyze: a) The existence of public national policies targeted to their digital inclusion; b) The existence of prerequisites to their digital inclusion; c) The using of the CITs to the expansion of the possibilities for their digital inclusion; d) The consequences of the public policies and the power relations in the processes of digital inclusion; e) The collective ways used to their participation in the digital inclusion; f) The role played by the public policies in the promotion of scientific research and in the processes of digital inclusion. This is a bibliographic exploratory study underpinned on the Foucault works about the language processes and the power relations in the subject’s constitution that intended to comprehend the importance of the public policies in the processes of digital inclusion of Brazilian deaf people in the period between 1995 and 2018 with empiric dates collected in the Capes platform. Finally, as the main considerations, we point out the necessity of improvement of the data processing and collect mechanisms regarding to the social, economic and educational situation of deaf people in order to investigate their real life conditions and, thus, contribute to the construction and the implementation of public policies of digital inclusion that serve the specificities of these people in a higher quality. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas Surdos Inclusão Digital Educação Public Policies Digital Inclusion Deaf people |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Assunto: | Educação Surdos Inclusão |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | MEDEIROS, Ana Cláudia Jacinto Peixoto de. Inclusão Digital dos Surdos: desafios sociais e produção do conhecimento. 2020. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.333. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.333 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31707 |
Data de defesa: | 28-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
InclusãoDigitaldosSurdos.pdf.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.