Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31524
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7729-2679
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Subindo a montanha: reflexões e narrativas de uma palhaça em movimento
Título(s) alternativo(s): Subiendo la montaña: reflexiones y narrativas de una payasa en movimiento
Autor(es): Anunciato, Isis Beatriz
Primeiro orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Primeiro membro da banca: Leite, Vilma Campos dos Santos
Segundo membro da banca: Camacho, Clara Angélica Contreras
Resumo: Este trabalho dialoga sobre as possibilidades da experiência, aliadas às reflexões teóricas sobre a formação em palhaçada a partir da narrativa de uma formação artística. Para pensar este trabalho, parto do Programa de Especialização em Artes, latu sensu, na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde pesquisei as experiências vividas durante os módulos de formação da ESLIPA (Escola Livre de Palhaços), no ano de 2014, refletindo sobre o processo de formação da escola. Investiguei as contribuições da escola para os artistas que a cursaram nos anos de 2013, 2014 e 2015, e que desenvolveram atividades culturais no estado de Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos. O objetivo deste trabalho é investigar as possibilidades de formação em palhaçaria a partir da minha vivência com a linguagem, em alguns contextos de formação e fruição, desenvolvendo uma reflexão sobre formações que um artista interessado na arte do palhaço pode vir a ter. Portanto, partindo da minha experiência e narrativas, buscando navegar a partir das possibilidades para, através dessas reflexões, comungar sobre esses processos de “subida da montanha” e seus desafios. Para tanto, alguns contextos serão investigados: A formação na ESLIPA (Escola Livre de palhaços), a formação em cursos livres, processos de criação dentro da Cia Simbiose e o trabalho em contexto hospitalar. A partir da Narrativa e da Cartografia, enquanto método, alicerço o meu trabalho, aliando a pesquisa bibliográfica e construindo uma narrativa de formação artística. Os dados de pesquisa serão entrelaçados a informações e fatos históricos do circo, bem como discussões de autores sobre o assunto, perspectivas sobre a formação do palhaço e de que forma isso se desenvolve na minha trajetória, buscando compor discussões sobre o tema central e suas ramificações.
Abstract: Este trabajo dialoga sobre las posibilidades de la experiencia, combinado con reflexiones teóricas sobre la formación em payaso desde la narrativa de una formación artística. Para pensar en este trabajo, empecé con el programa de especialización en artes, latu sensu, de la UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados), desde donde investigué las experiencias vividas durante los módulos de formación de ESLIPA (Escola Livre de Palhaços) en 2014, reflexionando sobre el proceso de formación escolar. Investigué sus aportes a los artistas que lo asistieron en 2013, 2014 y 2015 y que desarrollaron actividades culturales en el estado de Mato Grosso do Sul en los últimos cinco años. El objetivo de este trabajo es investigar las posibilidades de formación en payaso desde mi experiencia con el lenguaje, en algunos contextos de formación y fruición, desarrollando una reflexión sobre las formaciones que puede tener un artista interesado en el arte del clown. Por lo tanto, partiendo de mi experiencia y narrativas, intento navegar desde las posibilidades para, a través de estas reflexiones, compartir sobre estos procesos de escalar la montaña y sus desafíos. Para ello, se investigarán algunos contextos: Formación en ESLIPA (Escola Livre de palhaços), formación en cursos, procesos creativos dentro de Cia Simbiose y trabajo en el contexto hospitalario. Basado en la Narrativa y la Cartografía, como método, apoyo mi trabajo combinando la investigación bibliográfica construyendo una narrativa de formación artística. Los datos de la investigación se entrelazarán con información y hechos históricos sobre el circo, así como discusiones de autores sobre el circo, perspectivas sobre la formación del clown y cómo este se desarrolla en mi trayectoria, buscando componer discusiones sobre el tema central y sus ramificaciones.
Palavras-chave: Palhaça
Práticas da experiência
Circo
Narrativa
Formação artística
Payasa
Prácticas de experiencia
Circo
Narrativa
Formación artística
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Assunto: Palhaçaria
Circos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: ANUNCIATO, Isis Beatriz. Subindo a montanha: reflexões e narrativas de uma palhaça em movimento. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.729
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.729
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31524
Data de defesa: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SubindoMontanhaReflexoes.pdfDissertação10.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.