Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31524
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAnunciato, Isis Beatriz-
dc.date.accessioned2021-04-01T18:24:00Z-
dc.date.available2021-04-01T18:24:00Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationANUNCIATO, Isis Beatriz. Subindo a montanha: reflexões e narrativas de uma palhaça em movimento. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.729pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31524-
dc.description.abstractEste trabajo dialoga sobre las posibilidades de la experiencia, combinado con reflexiones teóricas sobre la formación em payaso desde la narrativa de una formación artística. Para pensar en este trabajo, empecé con el programa de especialización en artes, latu sensu, de la UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados), desde donde investigué las experiencias vividas durante los módulos de formación de ESLIPA (Escola Livre de Palhaços) en 2014, reflexionando sobre el proceso de formación escolar. Investigué sus aportes a los artistas que lo asistieron en 2013, 2014 y 2015 y que desarrollaron actividades culturales en el estado de Mato Grosso do Sul en los últimos cinco años. El objetivo de este trabajo es investigar las posibilidades de formación en payaso desde mi experiencia con el lenguaje, en algunos contextos de formación y fruición, desarrollando una reflexión sobre las formaciones que puede tener un artista interesado en el arte del clown. Por lo tanto, partiendo de mi experiencia y narrativas, intento navegar desde las posibilidades para, a través de estas reflexiones, compartir sobre estos procesos de escalar la montaña y sus desafíos. Para ello, se investigarán algunos contextos: Formación en ESLIPA (Escola Livre de palhaços), formación en cursos, procesos creativos dentro de Cia Simbiose y trabajo en el contexto hospitalario. Basado en la Narrativa y la Cartografía, como método, apoyo mi trabajo combinando la investigación bibliográfica construyendo una narrativa de formación artística. Los datos de la investigación se entrelazarán con información y hechos históricos sobre el circo, así como discusiones de autores sobre el circo, perspectivas sobre la formación del clown y cómo este se desarrolla en mi trayectoria, buscando componer discusiones sobre el tema central y sus ramificaciones.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPalhaçapt_BR
dc.subjectPráticas da experiênciapt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectFormação artísticapt_BR
dc.subjectPayasapt_BR
dc.subjectPrácticas de experienciapt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectFormación artísticapt_BR
dc.titleSubindo a montanha: reflexões e narrativas de uma palhaça em movimentopt_BR
dc.title.alternativeSubiendo la montaña: reflexiones y narrativas de una payasa en movimientopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413593325398183pt_BR
dc.contributor.referee2Camacho, Clara Angélica Contreras-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710984928062058pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3993588863594659pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho dialoga sobre as possibilidades da experiência, aliadas às reflexões teóricas sobre a formação em palhaçada a partir da narrativa de uma formação artística. Para pensar este trabalho, parto do Programa de Especialização em Artes, latu sensu, na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde pesquisei as experiências vividas durante os módulos de formação da ESLIPA (Escola Livre de Palhaços), no ano de 2014, refletindo sobre o processo de formação da escola. Investiguei as contribuições da escola para os artistas que a cursaram nos anos de 2013, 2014 e 2015, e que desenvolveram atividades culturais no estado de Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos. O objetivo deste trabalho é investigar as possibilidades de formação em palhaçaria a partir da minha vivência com a linguagem, em alguns contextos de formação e fruição, desenvolvendo uma reflexão sobre formações que um artista interessado na arte do palhaço pode vir a ter. Portanto, partindo da minha experiência e narrativas, buscando navegar a partir das possibilidades para, através dessas reflexões, comungar sobre esses processos de “subida da montanha” e seus desafios. Para tanto, alguns contextos serão investigados: A formação na ESLIPA (Escola Livre de palhaços), a formação em cursos livres, processos de criação dentro da Cia Simbiose e o trabalho em contexto hospitalar. A partir da Narrativa e da Cartografia, enquanto método, alicerço o meu trabalho, aliando a pesquisa bibliográfica e construindo uma narrativa de formação artística. Os dados de pesquisa serão entrelaçados a informações e fatos históricos do circo, bem como discussões de autores sobre o assunto, perspectivas sobre a formação do palhaço e de que forma isso se desenvolve na minha trajetória, buscando compor discussões sobre o tema central e suas ramificações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration139pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.729pt_BR
dc.orcid.putcode91616654-
dc.crossref.doibatchid717ff8a1-13e4-4c6c-975e-ae9f06121195-
dc.subject.autorizadoPalhaçariapt_BR
dc.subject.autorizadoCircospt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SubindoMontanhaReflexoes.pdfDissertação10.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.