Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31524
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7729-2679 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Subindo a montanha: reflexões e narrativas de uma palhaça em movimento |
Título (s) alternativo (s): | Subiendo la montaña: reflexiones y narrativas de una payasa en movimiento |
Autor: | Anunciato, Isis Beatriz |
Primer orientador: | Silva, Narciso Larangeira Telles da |
Primer miembro de la banca: | Leite, Vilma Campos dos Santos |
Segundo miembro de la banca: | Camacho, Clara Angélica Contreras |
Resumen: | Este trabalho dialoga sobre as possibilidades da experiência, aliadas às reflexões teóricas sobre a formação em palhaçada a partir da narrativa de uma formação artística. Para pensar este trabalho, parto do Programa de Especialização em Artes, latu sensu, na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde pesquisei as experiências vividas durante os módulos de formação da ESLIPA (Escola Livre de Palhaços), no ano de 2014, refletindo sobre o processo de formação da escola. Investiguei as contribuições da escola para os artistas que a cursaram nos anos de 2013, 2014 e 2015, e que desenvolveram atividades culturais no estado de Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos. O objetivo deste trabalho é investigar as possibilidades de formação em palhaçaria a partir da minha vivência com a linguagem, em alguns contextos de formação e fruição, desenvolvendo uma reflexão sobre formações que um artista interessado na arte do palhaço pode vir a ter. Portanto, partindo da minha experiência e narrativas, buscando navegar a partir das possibilidades para, através dessas reflexões, comungar sobre esses processos de “subida da montanha” e seus desafios. Para tanto, alguns contextos serão investigados: A formação na ESLIPA (Escola Livre de palhaços), a formação em cursos livres, processos de criação dentro da Cia Simbiose e o trabalho em contexto hospitalar. A partir da Narrativa e da Cartografia, enquanto método, alicerço o meu trabalho, aliando a pesquisa bibliográfica e construindo uma narrativa de formação artística. Os dados de pesquisa serão entrelaçados a informações e fatos históricos do circo, bem como discussões de autores sobre o assunto, perspectivas sobre a formação do palhaço e de que forma isso se desenvolve na minha trajetória, buscando compor discussões sobre o tema central e suas ramificações. |
Abstract: | Este trabajo dialoga sobre las posibilidades de la experiencia, combinado con reflexiones teóricas sobre la formación em payaso desde la narrativa de una formación artística. Para pensar en este trabajo, empecé con el programa de especialización en artes, latu sensu, de la UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados), desde donde investigué las experiencias vividas durante los módulos de formación de ESLIPA (Escola Livre de Palhaços) en 2014, reflexionando sobre el proceso de formación escolar. Investigué sus aportes a los artistas que lo asistieron en 2013, 2014 y 2015 y que desarrollaron actividades culturales en el estado de Mato Grosso do Sul en los últimos cinco años. El objetivo de este trabajo es investigar las posibilidades de formación en payaso desde mi experiencia con el lenguaje, en algunos contextos de formación y fruición, desarrollando una reflexión sobre las formaciones que puede tener un artista interesado en el arte del clown. Por lo tanto, partiendo de mi experiencia y narrativas, intento navegar desde las posibilidades para, a través de estas reflexiones, compartir sobre estos procesos de escalar la montaña y sus desafíos. Para ello, se investigarán algunos contextos: Formación en ESLIPA (Escola Livre de palhaços), formación en cursos, procesos creativos dentro de Cia Simbiose y trabajo en el contexto hospitalario. Basado en la Narrativa y la Cartografía, como método, apoyo mi trabajo combinando la investigación bibliográfica construyendo una narrativa de formación artística. Los datos de la investigación se entrelazarán con información y hechos históricos sobre el circo, así como discusiones de autores sobre el circo, perspectivas sobre la formación del clown y cómo este se desarrolla en mi trayectoria, buscando componer discusiones sobre el tema central y sus ramificaciones. |
Palabras clave: | Palhaça Práticas da experiência Circo Narrativa Formação artística Payasa Prácticas de experiencia Circo Narrativa Formación artística |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Tema: | Palhaçaria Circos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Cita: | ANUNCIATO, Isis Beatriz. Subindo a montanha: reflexões e narrativas de uma palhaça em movimento. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.729 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.729 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31524 |
Fecha de defensa: | 14-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SubindoMontanhaReflexoes.pdf | Dissertação | 10.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.