Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31506
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7563-9763 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O letramento literário na EJA: uma proposta didática permeada por crônicas e RPG |
Título (s) alternativo (s): | O letramento literário na EJA: uma proposta didática permeada por crônicas e RPG |
Autor: | Oliveira, Taíza Ferreira de |
Primer orientador: | Biella, João Carlos |
Primer miembro de la banca: | Nakagome, Patrícia Trindade |
Segundo miembro de la banca: | Gama-Khalil, Marisa Martins |
Resumen: | Este trabalho aborda o letramento literário realizado por meio da leitura de textos literários e o desenvolvimento de um jogo de RPG (Role Playing Game), a partir do qual se desenvolve uma leitura crítica e subjetiva por parte dos estudantes - jovens e adultos da rede pública de ensino - a partir das suas interpretações. O projeto visa desenvolver atividades baseando-se na sequência básica de leitura proposta por Rildo Cosson (2009), para que os alunos desenvolvam habilidades de leitura e escrita, interessando-se pela leitura literária numa abordagem alternativa ao texto como mero pretexto para estudo de estruturas linguísticas, fichas de verificação de leitura e provas. Para fundamentar o trabalho, traçou-se inicialmente um panorama sobre a EJA, com os autores Freire (1967) e Arroyo (2017), abordou-se o gênero crônica com Bakhtin (1997) e Cândido (1987), a leitura crítica e subjetiva ancorada nas autoras Petit (2008) e Rouxel (2012) e ainda os jogos e a aprendizagem a partir das ideias de Huizinga (2005) e Vigotski (2008). Pretendeu-se através da leitura subjetiva e o lúdico em sala de aula de língua portuguesa, nas aulas de literatura, chegar-se ao letramento literário. Tendo em vista que os PCNs e a BNCC abarcam o ensino de língua portuguesa por meio dos gêneros textuais, o trabalho apresenta uma proposta didática para o desenvolvimento do letramento literário por meio da leitura de textos do gênero crônica. Para se alcançar os objetivos propostos ancorou-se na metodologia de pesquisa ação, tendo por base os pressupostos metodológicos de Thiollent (1996), bem como a pesquisa qualitativa. Esperava-se com este trabalho formar sujeitos leitores, com habilidades leitoras para além dos muros da escola, e também contribuir com outros docentes que podem utilizar tal proposta didática nas suas práticas em sala de aula. |
Abstract: | This work approaches the literary literacy carried out through the reading of literary texts and the development of an RPG game, from which a critical and characteristic reading by students - young people and adults in the education network - develops from their interpretations. The project aims to develop activities based on the basic reading sequence proposed by Rildo Cosson (2009), so that students develop reading and writing skills, being interested in literary reading in an alternative approach to the text as a mere pretext for studying structures language, reading verification sheets and tests. To support the work, a newsletter on the EJA was drawn up, with the authors Freire (1967) and Arroyo (2017), the chronic genre was approached with Bakhtin (1997) and Cândido (1987), the critical reading and classification anchored in the authors Petit (2008) and Rouxel (2012) and also games and learning from the ideas of Huizinga (2005) and Vigotski (2008). It was intended through reading and playful in the Portuguese language classroom, in literature classes, to reach literary literacy. Bearing in mind that the PCNs and a BNCC cover the teaching of the Portuguese language through textual genres, the work presents a didactic proposal for the development of literary literacy through the reading of texts of the chronic genre. In order to achieve the proposed objectives, the research methodology was anchored, based on the methodological assumptions of Thiollent (1996), as well as qualitative research. It was hoped with this work to train readers, with reading skills beyond the walls of the school, and to contribute with other teachers who can use this didactic proposal in their classroom practices. |
Palabras clave: | Literatura Letramento Literário Leitura Crônicas RPG Literature Literary literacy Reading Chronicles RPG |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Tema: | Letramento Educação de jovens e adultos Crônicas Jogos de fantasia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Cita: | OLIVEIRA, Taíza Ferreira de. O letramento literário na EJA: uma proposta didática permeada por crônicas e RPG. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6019 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6019 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31506 |
Fecha de defensa: | 30-jul-2020 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LetramentoLiterarioEJA.pdf | Dissertação | 6.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons