Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31464
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2468-1798 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O jogo Poliminós como recurso metodológico no ensino de Áreas de Figuras Planas |
Título(s) alternativo(s): | The Poliminós game as a methodological resource in the teaching of Flat Figures Areas |
Autor(es): | Dias, Caroline Martins Araujo Teles |
Primeiro orientador: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
Primeiro membro da banca: | Alves, Luciana Aparecida |
Segundo membro da banca: | Marin, Douglas |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos um projeto desenvolvido com os alunos de sexto ano de uma escola de rede pública de Uberlândia, MG, onde utilizamos o jogo Poliminós como recurso para o ensino de áreas das figuras. O objetivo desse estudo foi desenvolver o conceito de área dessas figuras planas e seus cálculos. O jogo foi proposto para que os alunos trabalhassem em grupos, utilizando a metodologia investigativa, podendo compartilhar ideias com seus colegas. Pela análise dos resultados, notamos ser possível organizar, desenvolver e formalizar conceitos tendo a utilização de jogos como recurso disparador de conteúdos proporcionando uma aprendizagem lúdica e dinâmica aos alunos, organizada intencionalmente pelo professor. Além disso, este trabalho contribui para elaboração deplanos de aulas, para pesquisas voltadas a este tema e ainda, como crescimento profissional, nos mostra o quão é importante pensar na aprendizagem significativa dos alunos. |
Abstract: | In this work, we present a project developed with students from a public middle school (6th year), from Uberlândia, MG, where the game “Poliminos” was used as a tool to teach areas of plane figures. The aim of this study was to develop the concept area of those plane figures together with the students. The game proposed was played in group, allowing the students to share the ideas with the colleagues. Using this methodology, we notice to be possible to organize, to develop and to formalize concepts, having games as resources to introduce a new content, which provides a ludic and dynamic learning to the students. Besides, this work helps in class planning, researches about this topic, and also a profissional developing, showing us how much important is to care about the learning of the students. |
Palavras-chave: | Jogo Poliminós Área de figuras planas Educação Matemática Poliminos game Areas of plane figures Mathematics Education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | DIAS, Caroline Martins Araujo Teles. O jogo Poliminós como recurso metodológico no ensino de Áreas de Figuras Planas. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31464 |
Data de defesa: | 18-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JogoPoliminosRecurso.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 975.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.