Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Caroline Martins Araujo Teles-
dc.date.accessioned2021-03-22T11:24:48Z-
dc.date.available2021-03-22T11:24:48Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationDIAS, Caroline Martins Araujo Teles. O jogo Poliminós como recurso metodológico no ensino de Áreas de Figuras Planas. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31464-
dc.description.abstractIn this work, we present a project developed with students from a public middle school (6th year), from Uberlândia, MG, where the game “Poliminos” was used as a tool to teach areas of plane figures. The aim of this study was to develop the concept area of those plane figures together with the students. The game proposed was played in group, allowing the students to share the ideas with the colleagues. Using this methodology, we notice to be possible to organize, to develop and to formalize concepts, having games as resources to introduce a new content, which provides a ludic and dynamic learning to the students. Besides, this work helps in class planning, researches about this topic, and also a profissional developing, showing us how much important is to care about the learning of the students.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo Poliminóspt_BR
dc.subjectÁrea de figuras planaspt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectPoliminos gamept_BR
dc.subjectAreas of plane figurespt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.titleO jogo Poliminós como recurso metodológico no ensino de Áreas de Figuras Planaspt_BR
dc.title.alternativeThe Poliminós game as a methodological resource in the teaching of Flat Figures Areaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Luciana Aparecida-
dc.contributor.referee2Marin, Douglas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277853226973702pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos um projeto desenvolvido com os alunos de sexto ano de uma escola de rede pública de Uberlândia, MG, onde utilizamos o jogo Poliminós como recurso para o ensino de áreas das figuras. O objetivo desse estudo foi desenvolver o conceito de área dessas figuras planas e seus cálculos. O jogo foi proposto para que os alunos trabalhassem em grupos, utilizando a metodologia investigativa, podendo compartilhar ideias com seus colegas. Pela análise dos resultados, notamos ser possível organizar, desenvolver e formalizar conceitos tendo a utilização de jogos como recurso disparador de conteúdos proporcionando uma aprendizagem lúdica e dinâmica aos alunos, organizada intencionalmente pelo professor. Além disso, este trabalho contribui para elaboração deplanos de aulas, para pesquisas voltadas a este tema e ainda, como crescimento profissional, nos mostra o quão é importante pensar na aprendizagem significativa dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode91051724-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogoPoliminosRecurso.pdfTrabalho de Conclusão de Curso975.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.