Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31464
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2468-1798
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O jogo Poliminós como recurso metodológico no ensino de Áreas de Figuras Planas
Título (s) alternativo (s): The Poliminós game as a methodological resource in the teaching of Flat Figures Areas
Autor: Dias, Caroline Martins Araujo Teles
Primer orientador: Marco, Fabiana Fiorezi de
Primer miembro de la banca: Alves, Luciana Aparecida
Segundo miembro de la banca: Marin, Douglas
Resumen: Neste trabalho apresentamos um projeto desenvolvido com os alunos de sexto ano de uma escola de rede pública de Uberlândia, MG, onde utilizamos o jogo Poliminós como recurso para o ensino de áreas das figuras. O objetivo desse estudo foi desenvolver o conceito de área dessas figuras planas e seus cálculos. O jogo foi proposto para que os alunos trabalhassem em grupos, utilizando a metodologia investigativa, podendo compartilhar ideias com seus colegas. Pela análise dos resultados, notamos ser possível organizar, desenvolver e formalizar conceitos tendo a utilização de jogos como recurso disparador de conteúdos proporcionando uma aprendizagem lúdica e dinâmica aos alunos, organizada intencionalmente pelo professor. Além disso, este trabalho contribui para elaboração deplanos de aulas, para pesquisas voltadas a este tema e ainda, como crescimento profissional, nos mostra o quão é importante pensar na aprendizagem significativa dos alunos.
Abstract: In this work, we present a project developed with students from a public middle school (6th year), from Uberlândia, MG, where the game “Poliminos” was used as a tool to teach areas of plane figures. The aim of this study was to develop the concept area of those plane figures together with the students. The game proposed was played in group, allowing the students to share the ideas with the colleagues. Using this methodology, we notice to be possible to organize, to develop and to formalize concepts, having games as resources to introduce a new content, which provides a ludic and dynamic learning to the students. Besides, this work helps in class planning, researches about this topic, and also a profissional developing, showing us how much important is to care about the learning of the students.
Palabras clave: Jogo Poliminós
Área de figuras planas
Educação Matemática
Poliminos game
Areas of plane figures
Mathematics Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DIAS, Caroline Martins Araujo Teles. O jogo Poliminós como recurso metodológico no ensino de Áreas de Figuras Planas. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31464
Fecha de defensa: 18-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JogoPoliminosRecurso.pdfTrabalho de Conclusão de Curso975.06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.