Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31462
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3993-544X
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Borboletas Amarelas: a presença dos alunos Xakriabá no IF Goiano - Campus Urutaí
Título (s) alternativo (s): Borboletas Amarelas: a presença dos alunos Xakriabá no IF Goiano - Campus Urutaí
Autor: Almeida, Ranna Iara de Pinho Chaves
Primer orientador: Silveira, Diego Soares da
Primer miembro de la banca: Santos, Benerval Pinheiro
Segundo miembro de la banca: Ribeiro, Cristiane Maria
Resumen: Esta dissertação busca refletir sobre a presença dos alunos indígenas Xakriabás no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí/GO, procurando identificar as motivações e a rede de relações mobilizada pelos jovens dessa etnia para adaptarem-se à cultura escolar e ao cotidiano institucional, assim como a percepção e os significados associados à sua presença por parte dos demais atores institucionais não-indígenas. Os Xakriabá são um povo Jê que vive na região do médio São Francisco, no município de São João das Missões, no norte de Minas Gerais. O Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí é uma instituição de ensino fundada a partir da Lei n° 1.923, de 28 de julho de 1953 no sudeste goiano. Ao longo deste texto se busca tracejar aspectos chave que delineiam a dinâmica da presença Xakriabá no IF Goiano – Campus Urutaí focando nas dinâmicas do contato entre indígenas e não-indígenas. Para tanto, o foco foi nas dinâmicas estabelecidas por esses alunos e sua rede relacional no campus e nos projetos familiares mobilizados para que esses jovens pudessem se escolarizar.
Abstract: This essay is a reflection about the presence of the Xakriabá indian students at the Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí/GO, searching to identify the motivations and the network of relationship mobilized by these ethnic young ones to adapt to the scholar culture and the institutional diurnal, as well as the perception and the significance to the others non-indians institutional personnel. The Xakriabás are a Jê people that live on the middle region of São Francisco river, at São João das Missões city, on the north of the Minas Gerais state. The Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí is an educational institute established by the Law no. 1.923 in the southeast of Goiás. This essay seeks to trace the main aspects that outlines the dinamics of the Xakriabá at the IF Goiano - Campus Urutaí focusing on the contact among the indians versus non-indians. Therefore, the focus was on the dinamics established by these students and their relational network at the campus and also on the family project mobilized so these students could go to school
Palabras clave: Educação Escolar Indígena
Indigenous School Education
Institutos Federais
Federal Institutes
Cultura
Culture
Projetos Familiares
Family Projects
Sociologia
Sociology
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
Tema: Sociologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Cita: ALMEIDA, Ranna Iara de Pinho Chaves. Borboletas Amarelas: a presença dps alunos Xakriabá no IF Goiano - Campus Urutaí. 2019. 147f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5508
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5508
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31462
Fecha de defensa: 9-jul-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BorboletasAmarelasPresença.pdfDissertação4.77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.