Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31462
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3993-544X |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Borboletas Amarelas: a presença dos alunos Xakriabá no IF Goiano - Campus Urutaí |
Título (s) alternativo (s): | Borboletas Amarelas: a presença dos alunos Xakriabá no IF Goiano - Campus Urutaí |
Autor: | Almeida, Ranna Iara de Pinho Chaves |
Primer orientador: | Silveira, Diego Soares da |
Primer miembro de la banca: | Santos, Benerval Pinheiro |
Segundo miembro de la banca: | Ribeiro, Cristiane Maria |
Resumen: | Esta dissertação busca refletir sobre a presença dos alunos indígenas Xakriabás no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí/GO, procurando identificar as motivações e a rede de relações mobilizada pelos jovens dessa etnia para adaptarem-se à cultura escolar e ao cotidiano institucional, assim como a percepção e os significados associados à sua presença por parte dos demais atores institucionais não-indígenas. Os Xakriabá são um povo Jê que vive na região do médio São Francisco, no município de São João das Missões, no norte de Minas Gerais. O Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí é uma instituição de ensino fundada a partir da Lei n° 1.923, de 28 de julho de 1953 no sudeste goiano. Ao longo deste texto se busca tracejar aspectos chave que delineiam a dinâmica da presença Xakriabá no IF Goiano – Campus Urutaí focando nas dinâmicas do contato entre indígenas e não-indígenas. Para tanto, o foco foi nas dinâmicas estabelecidas por esses alunos e sua rede relacional no campus e nos projetos familiares mobilizados para que esses jovens pudessem se escolarizar. |
Abstract: | This essay is a reflection about the presence of the Xakriabá indian students at the Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí/GO, searching to identify the motivations and the network of relationship mobilized by these ethnic young ones to adapt to the scholar culture and the institutional diurnal, as well as the perception and the significance to the others non-indians institutional personnel. The Xakriabás are a Jê people that live on the middle region of São Francisco river, at São João das Missões city, on the north of the Minas Gerais state. The Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí is an educational institute established by the Law no. 1.923 in the southeast of Goiás. This essay seeks to trace the main aspects that outlines the dinamics of the Xakriabá at the IF Goiano - Campus Urutaí focusing on the contact among the indians versus non-indians. Therefore, the focus was on the dinamics established by these students and their relational network at the campus and also on the family project mobilized so these students could go to school |
Palabras clave: | Educação Escolar Indígena Indigenous School Education Institutos Federais Federal Institutes Cultura Culture Projetos Familiares Family Projects Sociologia Sociology |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL |
Tema: | Sociologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Cita: | ALMEIDA, Ranna Iara de Pinho Chaves. Borboletas Amarelas: a presença dps alunos Xakriabá no IF Goiano - Campus Urutaí. 2019. 147f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5508 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5508 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31462 |
Fecha de defensa: | 9-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BorboletasAmarelasPresença.pdf | Dissertação | 4.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.