Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31462
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Ranna Iara de Pinho Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-19T22:37:40Z | - |
dc.date.available | 2021-03-19T22:37:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Ranna Iara de Pinho Chaves. Borboletas Amarelas: a presença dps alunos Xakriabá no IF Goiano - Campus Urutaí. 2019. 147f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5508 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31462 | - |
dc.description.abstract | This essay is a reflection about the presence of the Xakriabá indian students at the Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí/GO, searching to identify the motivations and the network of relationship mobilized by these ethnic young ones to adapt to the scholar culture and the institutional diurnal, as well as the perception and the significance to the others non-indians institutional personnel. The Xakriabás are a Jê people that live on the middle region of São Francisco river, at São João das Missões city, on the north of the Minas Gerais state. The Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí is an educational institute established by the Law no. 1.923 in the southeast of Goiás. This essay seeks to trace the main aspects that outlines the dinamics of the Xakriabá at the IF Goiano - Campus Urutaí focusing on the contact among the indians versus non-indians. Therefore, the focus was on the dinamics established by these students and their relational network at the campus and also on the family project mobilized so these students could go to school | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Indígena | pt_BR |
dc.subject | Indigenous School Education | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais | pt_BR |
dc.subject | Federal Institutes | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Projetos Familiares | pt_BR |
dc.subject | Family Projects | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociology | pt_BR |
dc.title | Borboletas Amarelas: a presença dos alunos Xakriabá no IF Goiano - Campus Urutaí | pt_BR |
dc.title.alternative | Borboletas Amarelas: a presença dos alunos Xakriabá no IF Goiano - Campus Urutaí | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Diego Soares da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6780621730823755 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Benerval Pinheiro | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Cristiane Maria | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5708551347531196 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação busca refletir sobre a presença dos alunos indígenas Xakriabás no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí/GO, procurando identificar as motivações e a rede de relações mobilizada pelos jovens dessa etnia para adaptarem-se à cultura escolar e ao cotidiano institucional, assim como a percepção e os significados associados à sua presença por parte dos demais atores institucionais não-indígenas. Os Xakriabá são um povo Jê que vive na região do médio São Francisco, no município de São João das Missões, no norte de Minas Gerais. O Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí é uma instituição de ensino fundada a partir da Lei n° 1.923, de 28 de julho de 1953 no sudeste goiano. Ao longo deste texto se busca tracejar aspectos chave que delineiam a dinâmica da presença Xakriabá no IF Goiano – Campus Urutaí focando nas dinâmicas do contato entre indígenas e não-indígenas. Para tanto, o foco foi nas dinâmicas estabelecidas por esses alunos e sua rede relacional no campus e nos projetos familiares mobilizados para que esses jovens pudessem se escolarizar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 147 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5508 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 90916647 | - |
dc.crossref.doibatchid | fff3202a-c26c-41b3-b6c6-bc8e35fbd2a3 | - |
dc.subject.autorizado | Sociologia | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BorboletasAmarelasPresença.pdf | Dissertação | 4.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.