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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31418Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Vasconcelos, Duran Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2021-03-11T19:46:12Z | - |
| dc.date.available | 2021-03-11T19:46:12Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
| dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Duran Silva. Código computacional para cálculo de derivadas de estabilidade de aeronaves convencionais. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31418 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Derivadas de estabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Estimação de parâmetros de aeronaves | pt_BR |
| dc.subject | Longitudinais | pt_BR |
| dc.subject | Latero-direcionais | pt_BR |
| dc.subject | Aeronave convencional | pt_BR |
| dc.subject | Voo subsônico | pt_BR |
| dc.title | Código computacional para cálculo de derivadas de estabilidade de aeronaves convencionais | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Marques, Felipe Machini Malachias | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1185640820902572 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma rotina computacional para determinar derivadas de estabilidade longitudinais e latero-direcionais. A metodologia é baseada na literatura clássica de mecânica do voo e controle de aeronaves e pode ser empregada em aeronaves convencionais que operam em regime subsônico. O desenvolvimento do código foi através do software MATLAB® devido à sua ampla difusão nas áreas de engenharia e ensino. O código apresentado utiliza os dados de entrada de geometria e condição de voo e tem, como saída, as derivadas de estabilidade da aeronave. Compararam-se os resultados da metodologia adotada com o software Datcom e com os valores encontrados na literatura, para a aeronave monomotora Cessna 182. A partir das análises, verificou-se que os resultados tiveram uma variabilidade de 0,6% a 163%, e 1,3% a 41,2% se comparados com o DATCOM e a literatura, respectivamente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 63 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLE | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 90481009 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Aeronáutica | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CódigoComputacionalCálculo.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
| Ata defesa.pdf | 133.29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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