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dc.creatorVasconcelos, Duran Silva-
dc.date.accessioned2021-03-11T19:46:12Z-
dc.date.available2021-03-11T19:46:12Z-
dc.date.issued2020-11-15-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Duran Silva. Código computacional para cálculo de derivadas de estabilidade de aeronaves convencionais. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31418-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectDerivadas de estabilidadept_BR
dc.subjectEstimação de parâmetros de aeronavespt_BR
dc.subjectLongitudinaispt_BR
dc.subjectLatero-direcionaispt_BR
dc.subjectAeronave convencionalpt_BR
dc.subjectVoo subsônicopt_BR
dc.titleCódigo computacional para cálculo de derivadas de estabilidade de aeronaves convencionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Felipe Machini Malachias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1185640820902572pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma rotina computacional para determinar derivadas de estabilidade longitudinais e latero-direcionais. A metodologia é baseada na literatura clássica de mecânica do voo e controle de aeronaves e pode ser empregada em aeronaves convencionais que operam em regime subsônico. O desenvolvimento do código foi através do software MATLAB® devido à sua ampla difusão nas áreas de engenharia e ensino. O código apresentado utiliza os dados de entrada de geometria e condição de voo e tem, como saída, as derivadas de estabilidade da aeronave. Compararam-se os resultados da metodologia adotada com o software Datcom e com os valores encontrados na literatura, para a aeronave monomotora Cessna 182. A partir das análises, verificou-se que os resultados tiveram uma variabilidade de 0,6% a 163%, e 1,3% a 41,2% se comparados com o DATCOM e a literatura, respectivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLEpt_BR
dc.orcid.putcode90481009-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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