Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31297
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0998-2867
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Escola Uberabinha - o espaço arquitetônico como estímulo no crescer
Título (s) alternativo (s): Uberabinha school - the architectonic space stimulating growth
Autor: Parreira, Gabriela de Araújo
Primer orientador: Cocozza, Glauco de Paula
Primer miembro de la banca: Oliveira, Juliano Carlos Cecílio Batista
Segundo miembro de la banca: Rocha, Beatriz Alves Goulart
Resumen: Durante uma grande parcela da vida humana, o edifício escolar faz parte do cotidiano de diversas pessoas. A tipologia arquitetônica escolar pública não se alterou consideravelmente ao decorrer dos anos, o modelo de escolas padrão difundido pelo governo estadual, muitas vezes, não atende satisfatoriamente às necessidades pedagógicas da atualidade, atuando na reprodução de edifícios meramente funcionais que não influenciam no processo educacional de crianças e adolescentes. O trabalho proposto fundamenta-se teoricamente acerca do tema arquitetura escolar, auxiliando no desenvolvimento do projeto arquitetônico de uma instituição de ensino que ofereça condições necessárias para a aprendizagem e que fomente as vivências e descobertas do público infanto-juvenil.
Abstract: During a significant period of human life, the school building can be considered to be an integral part of daily existence. The architectonic type represented by public schools has undergone very little change over the years; very often, the school model disclosed by the state government does not satisfactorily meet current pedagogical needs, solely serving to reproduce merely functional buildings that have no influence on the process of educating children and adolescents. The proposed study is theoretically based on the topic of school architecture, aiding in the development of the architectonic project of a teaching institution that provides the necessary conditions for learning and stimulates the daily experiences and discoveries of the infantjuvenile public.
Palabras clave: Tipologia arquitetônica
Architectonic type
Arquitetura escolar
School architecture
Projeto arquitetônico
Architectonic project
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PARREIRA, Gabriela de Araújo. Escola Uberabinha - o espaço arquitetônico como estímulo no crescer. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31297
Fecha de defensa: 18-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EscolaUberabinhaEspaço.pdfTCC18.78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
ProjetoEscolaUberabinha.pdfTCC22.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons