Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31297
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-0998-2867 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Escola Uberabinha - o espaço arquitetônico como estímulo no crescer |
Título (s) alternativo (s): | Uberabinha school - the architectonic space stimulating growth |
Autor: | Parreira, Gabriela de Araújo |
Primer orientador: | Cocozza, Glauco de Paula |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, Juliano Carlos Cecílio Batista |
Segundo miembro de la banca: | Rocha, Beatriz Alves Goulart |
Resumen: | Durante uma grande parcela da vida humana, o edifício escolar faz parte do cotidiano de diversas pessoas. A tipologia arquitetônica escolar pública não se alterou consideravelmente ao decorrer dos anos, o modelo de escolas padrão difundido pelo governo estadual, muitas vezes, não atende satisfatoriamente às necessidades pedagógicas da atualidade, atuando na reprodução de edifícios meramente funcionais que não influenciam no processo educacional de crianças e adolescentes. O trabalho proposto fundamenta-se teoricamente acerca do tema arquitetura escolar, auxiliando no desenvolvimento do projeto arquitetônico de uma instituição de ensino que ofereça condições necessárias para a aprendizagem e que fomente as vivências e descobertas do público infanto-juvenil. |
Abstract: | During a significant period of human life, the school building can be considered to be an integral part of daily existence. The architectonic type represented by public schools has undergone very little change over the years; very often, the school model disclosed by the state government does not satisfactorily meet current pedagogical needs, solely serving to reproduce merely functional buildings that have no influence on the process of educating children and adolescents. The proposed study is theoretically based on the topic of school architecture, aiding in the development of the architectonic project of a teaching institution that provides the necessary conditions for learning and stimulates the daily experiences and discoveries of the infantjuvenile public. |
Palabras clave: | Tipologia arquitetônica Architectonic type Arquitetura escolar School architecture Projeto arquitetônico Architectonic project |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PARREIRA, Gabriela de Araújo. Escola Uberabinha - o espaço arquitetônico como estímulo no crescer. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31297 |
Fecha de defensa: | 18-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EscolaUberabinhaEspaço.pdf | TCC | 18.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ProjetoEscolaUberabinha.pdf | TCC | 22.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons